30 de out. de 2018

Espalhar Meios Para Nascer Vida

  " Prezo insetos mais que aviões .
    Prezo a velocidade  das tartarugas
    mais que mísseis.
    Tenho em mim 
    esse  atraso de nascença .
    Eu fui aparelhado
    para  gostar de passarinho.
   Tenho  enho abundância
   de ser feliz por isso.]
   Meu quintal
   É o maior que o mundo. "
     
           Manoel de Barros

 Tudo teve início com um projeto de um designer, ele pintava e espalhava  casinhas de passarinhos para  levar a esperança em forma de pássaros, pois a casinha era um simbolo para atrair passarinhos.
        Resolvia adotar a ideia, mas de uma maneira mais restrita: com as  criança do  Espaço Criativo Literário Júlio Emílio Espaço , local  que reúne as crianças der um determinado  bairro de Joinville . O Bairro é violento e , cheio de estratégias para não aguçar o gosto pela leitura e estudo.  Toda semana as crianças se encontraram para conversar, brincar , ler e o mais importante é criar laços de amizades.
         Primeira etapa foi pedir as casinhas, fui  prontamente aceita pela ONG Romã e a professora e amiga professora Heliete Steingraber  . Veja  foto 

Ganhamos as 20 casinhas e mais revistas para  o projeto Ler é viajar sem  sair do lugar.

As casinhas ficaram em um canto guardadas , pois por problemas de saúde e recuperação precisei ficar  afastada das atividades.  Devagar e sempre as crianças enfim receberam as casinha.

      Foram colorir e fazer o telhado do gosto e cor de cada criança e adolescente.



                              Gibis, canetinhas, cola, revistas e.... a imaginação no ar.

Expressar a arte como forma de ver o mundo e despertar para cuidado da natureza.


Cada  criança do Espaço de Leitura levou sua casinha de passarinho para casa. Como atividade de casa: mandar as fotos do local onde colocou a casinha. Essa é da Rosangela. 

" Somos donos de nossos atos, mas não donos de nossos sentimentos; Somos culpados pelo que fazemos,  mas não somos culpados pelo que sentimos: Podemos prometer atos, mas não podemos prometer sentimentos... Atos são pássaros engaiolados , sentimentos são pássaros em voo."
                                                        Mário Quintana

Deixe aqui o seu sentimento em forma de comentário 



Nenhum comentário: