10 de set. de 2010

Por um rio, você pode fazer milagres.

“ Da natureza nada se tira, a não ser fotos, nada se deixa a não ser pegadas, nada se leva, a não ser recordações.”

Nós os seres humanos nós sentimos senhores da natureza. Mas será, por isso temos o direito de destruí-la? Aproveitei o tema para ler o livro: Por um rio, você pode milagres de Wilson Gelbcke. Feita a leitura em sala fomos confeccionar cartazes e nos imaginamos capista por um dia (criamos a capa do livro conforme cada estudante queria).

Para finalizar convidamos o autor para uma conversa sobre o livro e responder as perguntas elaboradas por eles.

Descobrimos que ele já escreveu 13 livros e 10 publicados. O título do livro significa que cada um poderá fazer a sua parte para preservar os rios. A surpresa maior foi.... O escritor e alguns amigos tomando um delicioso banho no rio Cachoeira. (Isso quando ele tinha 16 anos e o rio não era poluído).

A tarde passou rapidinho e ficamos com o compromisso de salvar e amar nosso rio Cachoeira não jogar: pneus, carcaças de eletrônicos, plásticos móveis, sofá e poltronas.

A natureza merece ser respeitada e amada.






46 comentários:

Dora Regina disse...

Mariza, que pensamento lindo e saudoso para mim.
Quando estive na Ilha Grande(RJ)lá existe uma placa com esses dizeres, só que, ao invés de natureza, escreveram Ilha Grande, é uma ilha belíssima, um paraíso onde a natureza fala mais alto.
Um abraço!
Bom domingo!!

Gilmar disse...

Essa é a docência que faz diferença, Mariza! Essa que se ocupa em encurtar distâncias teóricas, principiar o diálogo e provocar a criticidade na formação!

Bernardo Toro, educador colombiano já dizia que a mudança não se daria somente pela educação, porém, nenhuma transformação seria possível sem ela. O seu fazer assim guarda coerência.

Meu carinhoso abraço.

Rui disse...

Grandes verdades, Mariza.
A natureza é aquilo que temos de mais precioso !
... e nunca é demais lembrá-lo. "Agua mole em pedra dura tanto dá até que fura " !
Beijão
.

Anônimo disse...

Foi muito legal,porque apesar da idade,ele fala e expressa sua opinião como se tivesse a nossa idade.Tomara que nos podemos envelhecer como ele.O Wilson Gelbcke ,também é muito simpático e alegre.
Alunos:Abelar de Araújo Junior,Luís Guilherme Moreira Lopes.
série:6°ano D.

Anônimo disse...

A visita do escritor a nossa sala foi bem legal,aprendemos muitas coisas com ele,o desenho que ele fez ficou mara- vilhoso.
Agradeço a professora Mariza a trazer o escritor Wilson Gelbcke.


Nome:Larissa E Felipe
série:6 ano D

Anônimo disse...

A visita de Wilson Gelbcke foi muito legal,aprendemos varias coisas com ele,uma delas foi:preservar a natureza e também varias outras coisas.também gostamos quando ele mostrou a foto dele nadando com o amigo dele muitos anos atrás.A natureza e aquilo que temos de mais precioso por isso devemos preserva-la.

Nome:Natalia e Cesar
serie:6° ANO D.

Anônimo disse...

Foi muito interessante a conversa com o escritor Wilson Gelbcke,lemos o livro que incentiva as pessoas a não poluir a nossa natureza ,que apesar de botar avisos nas ruas, avenidas,cidades,bairros etc...
Que apesar disso poluem o planeta sem pensar no futuro,em fim foi um experiencia interessante ,um dia bom e legal. esperamos que volte outras vezes.

alunos:Thyffani Eduarda e Fabiano P.

Anônimo disse...

Nossa aula com o Wilson foi bacana e interessante.
Wilson falou de sua especialidade de seu livro "Por um rio, voce pode fazer milagres"nós alunos do Caic Mariano Costa aprendemos com o escritor muitas caisas importantes e muitas coisas que podemos fazer pelo nosso planeta.
A visita de Wilson foi especial e produtiva.

6º ano D

Alunos:Fernando Machado de Bonfim
Kamilla Melo

Anônimo disse...

Achamos a aula muito interessante!
Gostamos da parte em que ele desenhou no quadro...Cada palavra que ele dizia para todos,era mais uma inspiração para cada dia ser uma aventura.Ficamos também muito admirados com cada título que ele publicou!Agradecemos ao escritor Wilson Gelbcke,por dar atenção para todos!!

alunos:Hiorrana Doudat de Oliveira/Dário Keue de Souza./6º D

Anônimo disse...

Nós gostamos muito do livro por que fala sobre o cuidado da água e tivemos a presença do escritor Wilson que falou sobre o livro depois nos fizemos perguntas sobre,como ele criou o livro.

ALUNOS;Rafaela e Gabriel oliveira
serie;6 ano D

Anônimo disse...

Achamos a aula muito interessante!
Gostamos da parte em que ele desenhou no quadro...Cada palavra que ele dizia para todos,era mais uma inspiração para cada dia ser uma aventura.Ficamos também muito admirados com cada título que ele publicou!Agradecemos ao escritor Wilson Gelbcke,por dar atenção para todos!!

alunos:Hiorrana Doudat de Oliveira/Dário Keue de Souza./6º D

Anônimo disse...

Nós gostamos da experiencia com o escritor WILSON GELBCKE, além de explicar muito bem é um ótimo escritor por representar o meio-ambiente de forma agradavel.

ALUNOS:Luian e Lais

SERIE:6 anoD

Anônimo disse...

Foi muito interessante porque nós aprendemos mais sobre Wilson Gelbeck e sobre o livro Por um rio, vocÊ pode fazer milagres.Foi legal quando ele deu autógrafos,achei muito criativo o desenho que ele fez.E gostamos de conversar com ele.E essa experiência foi bem divertida.

Caic Mariano Costa
Alunos:Kaue Henrique França
Andriele Cristiane da Silvia

Série:6º ano D

Anônimo disse...

Quando Wilson Gelbcke entrou na sala todos nós ficamos surpreso com a presença dele e fizemos muitas perguntas para ele, depois ele mostrou a foto do rio Cachoeira em 1950 quando se podia tomar banho.Mas afinal foi muito legal pois ele é muito criativo com os livros que Wilson fez...

Nomes:Thiago C.
Nayara l.nunes.

6 ano D

Anônimo disse...

Nos achamos a experiencia muito interessante.Porque aprendemos a cuidar da natureza e do universo.Essa experiencia foi muito expecial.Nos tambem aprendemos sobre a vida dele.

Caic Professor Mariano Costa

Alunos:Joao lucas,Emily,Jorge.

Anônimo disse...

A conversa com o escritor foi muito legal nos aprendemos sobre a natureza
e outras coisas.E támbem fizemos várias
perguntas sobre o que ele pensava sobre
seus livros. E mostrou fotos quando ele tinha 16 anos tomando banho no rio cachoeira e depois ele desenhou no quadro uma história e depois deu autografos para os alunos.
aluno;Douglas fernandes
leticia de souza.

Anônimo disse...

Foi muito legal,porque apesar da idade,ele fala e expressa sua opinião como se tivesse a nossa idade.Tomara que nos podemos envelhecer como ele.O Wilson Gelbcke ,também é muito simpático e alegre. Escola:Caic Professor Mariano Costa Aluno:Amanda Peixeer E Wilian Daniel Serie:6 Ano C

Anônimo disse...

Profª:Mariza,achei que foi muito interessante esse trabalho sobre o livro:Por um rio,você pode fazer milagres.
Foi bem legal a visita do Wilson Gelbcke.Aprendemos muito sobre a conscientização da natureza.Achei que o escritor é muito alegre e simpático.
Foi bem interessante aquele aula,e o livro é muito bom!

Aluna:Aline G. de Oliveira
6ºano C

Anônimo disse...

a aula foi muito legal pois o wilson gelbeck era atencioso e muito estrovertido





alunos:Guilherme miano biff e lucas felipe avancine fagundes.

Anônimo disse...

Nós achamos muito legal a visita do escritor aqui na escola.Foi muito impressionante como ele disse que havia tomado banho hà 60 anos no Rio Cachoeira,vendo hoje o rio poluído.

alunos:Gabriel Machado e Adrielly
série:6ºano C

Anônimo disse...

Gostei muito desse trabalho, fizemos desenhos ilustrando a capa, e eles ficaram impressionantes.
A visita do autor na sala de aula foi bastante interessante, pois ele interagia com os alunos, respondendo perguntas e fazendo perguntas, pois a cada vez que algum aluno lhe perguntava ele respondia e aproveitava para perguntar a mesma coisa só que direcionada para nós mesmos.

Aluna: Caroline de Aquino
6º ano C

Anônimo disse...

Oi,Wilson, gostei muito do seu livro e de sua vinda a minha sala.Foi muito interessante a conversa e das perguntas que eu e meus amigos fizemos.
Minha mãe adorou o seu autógrafo que você fez para mim.
Espero te encontrar novamente!!!!

CAIC PROFº Mariano Costa
Jlle 13/09/10
ALUNO:José Augusto Fagundes

Anônimo disse...

Profª Mariza, Foi muito interessante a visita do Wilson Gelbcke na nossa sala e Posso Garantir que a Sala inteira gostou muito de conhecê-lo.
E ler o livro "Por um rio,você pode fazer milagres " Nós Ensinou Muita Coisa
Sobre como salvar um rio poluido e a não poluir mais o meio ambiente !!!!

Aluna: Celine S. Levandoski
6º Ano "C"

Anônimo disse...

A aula com Wilson Gelbcke foi muito interessante e divertida!Ele disse muitas histórias sobre o rio Cachoeira,ele contou que com 16 anos ele nadou e se divertiu com um amigo.Nós adoramos ser ilustrador por um dia e fazer a capa do livro: Por um rio,você pode fazer milagres.Nós também gostamos muito de elaborar as perguntas para o Wilson,ele respondeu as perguntas de todos os alunos da sala e isso foi muito interessante.Ele explicou como a água passa para ficar límpida para bebernos.

CAIC Professor Mariano Costa
ALUNAS: Gabriela e Thainá 6º ano ''C''

Anônimo disse...

Gostamos muito do livro de Wilson Gelbcke e de da experiência com ele.A atividade que fizemos eu gostei muito assim como os outros alunos também.Foi muito interessante fazer a capa de seu livro.Acho que se as pessoas lerem esse livro elas podem se conscientizar e cuidar mais do planeta.

ALUNOS:Paulo Henrique Pedroso
Yasmim Ferreira da Rocha.
Ano:6° ano C.

Anônimo disse...

Professora Mariza os alunos do 6º ano C agradecem pela vinda do escritor e adoraram a conversa com o escritor Wilson Gelbcke ,pois a conversa era sempre sobre a natureza.
Obrigada por entender a nossa sala e trazer o escritor Wilson Gelbcke .
ESCOLA:CAIC PROFº MARIANO COSTA


ALUNOS:Mariana e Matheus C.
SERIÉ:6ºANO C

Anônimo disse...

Prof Mariza,

Gostamos muito dessa experiência,pois o Wilson acredita que tudo pode mudar,
se todos fizerem sua parte.
Queremos muito que ele voltasse,e também que todas as pessoas podessem colaborar a ajudar a salvar o mundo fazendo a sua parte.
Wilson continue a escrever livros interessantes.

Alunos:Fernanda Mayorka e Luís Gustavo
6 ano C

Anônimo disse...

Eu achei muito interessante o trabalho do Wilson Gelbcek,pois o livro é baseado no rio Cachoeira.Também foi muito interessante fazer a capa do livro e ainda ele vir na escola para nós o conhecermos pessoalmente para nós alunos fazermos perguntas para ele.
Eu achei o Wilson muito simpático e atencioso,eu achei muito legal esse trabalho com a professora Marisa.

Aluno:Érick de Queirós
Série:6°ano C

Anônimo disse...

Eu gostei muito do bate-papo do
Wilson,ele falou coisas interessantes.
O Wilson é muito legal e engraçado,fala coisas sobre natureza e poemas,eu adoro os livros dele.Porque ele fala a realidade e não a mentira.
Eu aprendi que a natureza também vive igual a gente,e esse livro me ensinou a cuidar da natureza como a nossa mãe cuida da gente.
Então eu vou cuidar dela como se ela fosse a minha mãe.

MUITO OBRIGADO WILSON POR FAZER A ESCOLA ENTENDER ISSO COM O SEU LIVRO.

POR UM RIO Você,PODE FAZER MILAGRES!!!

ALUNO:NORTON MACULAN DIAS.
SERIE:6 ANO C
ESCOLA:CAIC PROFESSOR MARIANO COSTA

UM ABRAÇO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Achei interessante a história que sequinte o escritor foi baseada no rio Cachoeira,então a
história foi um enceetivo não para salvar e sim preservar o rio rio Cachoeira.


aluno:jonathan brandt
ano:6°ano C

Anônimo disse...

Wilson Gelbcke

Gostamos muito de seu livro,além disso as palavras porém conseguiram obter total capacidade de passar a nos leitores a verdadeira função que o livro transmitia, uma ideia de preservação e valorização do ambiente em que vivemos...
Continue sempre criando esses livros para a conscientização das pessoas a respeito do meio ambiente.Parabéns!

Caic Profª Mariano Costa
Alunos:Ana Clara Nunes e Matheus Luciano.
6ºC

Anônimo disse...

Adoramos o livro de Wilson,pois esta conscientizando as pessoas a melhorar o mundo cada vez mais a não poluir mas o planeta, esse livro abril nossos olhos para realizar um mundo melhor,e já fizemos a nossa parte para ajudar o nosso lugar a onde vivemos,e ajudar a abrir os olhos do próssimo
alunos:Yan Carlos e Nickollyn
caic mariano costa 6 ano

Anônimo disse...

Eu gostei muito do Wilson Gelbcke
e também das coisas maravilhosas que ele nos mostrou,ele mostrou como da para salvar o rio Cachoeira e também
nos mostrou que alguns anos atrás ele nadou no riu Cachoeira com alguns de seus amigos.

Escola. Caic prof. Mariano Costa

Aluna. Millena N.F.Cardoso. 6anoC

Anônimo disse...

Wilson Gelbcke,

Adorei o seu livro, esse trabalho de leitura compartilhada foi muito importante para todos nós,pois podemos fazer milagres por um rio,e muitos de nós seres humanos não sabemos como é importante preservar um rio.
Foi legal termos a sua presença em nossa sala de aula,e fazermos perguntas a você foi interessante, pois coisas que queríamos saber sobre o livro ficaram mais expressas.
Gostei muito também, de saber que você quando era mais jovem,tomou banho no nosso Rio Cachoeira.
Parabéns por ter conseguido passar a ideia de preservação para nós.

Caic Professor Mariano Costa
Aluna:Dayane Bitencourt
6º ano C

Anônimo disse...

A presença do ecritor aqui no colégio foi inesquesível pois nós fizemos perguntas que tinhãm deixado dúvidas e queremos que você volte no colegio para fazermos novas perguntas.


aluno;Ariel 6ºC

Caic profesor mariano costa

Anônimo disse...

Achamos muito interessante a visita de Wilson Gelbecke,pois nos ensinou a cuidar melhor da natureza.
alunos ;Thiago Rodrigues e Thiago ferreira
6 Ano C

Gilmar disse...

Acabo de oferecer-lhe o Prêmio “Blog de Ouro”. Passe lá no Caminhar & Ruminar para apanha-lo. E, como sempre faço, preciso dizer-lhe que fique à vontade para acolher o presente, passar adiante ou recusa-lo. Fique à vontade, sem quaisquer constrangimentos! Um grande e fraterno abraço!

Anônimo disse...

Mariza, bacana esta idéia de convidar escritores de nossa cidade para contar suas experiências para os alunos. Já vi que nossa semana literária será maravilhosa.Parabéns pelo belo trabalho, contribuindo na formação de leitores.Bjosssss....

Rosi

Phoenix disse...

“ Da natureza nada se tira, a não ser fotos, nada se deixa a não ser pegadas, nada se leva, a não ser recordações.” maravilhoso =)*

Mel Redi disse...

POSTAGEM MARAVILHOSA! PARABÉNS QUERIDA! Grande abraço, Mel

lolipop disse...

Muito rica e intressante essa interacção com seus alunos!
ABRAÇOS

Unknown disse...

desculpa se não tenho passado mas encontro-me de férias.

Beijo minha querida amiga.

ConsciênciaComCiência disse...

Mariza,
Parabéns pelo seu blog e por fomentar atividades de Educação Ambiental com seus alunos embasada na transversalidade do tema e utilizando a realidade ambiental de Joinville é desta forma que migraremos para uma nova consciência!!!

Vou atrás do livro e do autor, obrigada pela dica!!!

abraço!!!

João Santiago 1º02 disse...

Nossa, morro de saudades de estudar no CAIC. Momentos como esses são inesquecíveis. Continue sempre assim, professora!
Beijos

Anônimo disse...

Gostei muito porque ele é um autor de livros e não é sempre que você fica frente a franta com um escrito de verdade .

Anônimo disse...

Gostei muito porque ele é um autor de livros e não é sempre que você fica frente a franta com um escrito de verdade .

Aluno:Kauê Henrique
Série: 6º ano D ou seja o MELHOR!!!