21 de mai. de 2010

Compartilho emoções


roda de conversa - alunos da Escola Municipal Germano Lenschow e os ex- ferroviários













Semana Nacional dos Museus


Compartilho com vocês um dia especial

“Por mais que meu mundo atual me forneça possibilidades de ser feliz, sou frágil demais para sustentar qualquer sonho. É só aqui dentro do Museu arqueológico de Sambaqui que me reconheço mais humano, que me permito um pouco de sossego, de nudez. È dentro deste museu desmascaro o homem que sou, trazendo á memória aquele homem que fui e que nunca esqueci.”

Rubens da Cunha – A Memória Ancestral Natural de Joinville, SC, escritor, possui poemas publicados em diversas antologias, sendo vencedor de vários concursos literários. Atualmente escreve para o Jornal A Notícia.


Em Joinville, quatro museus e espaços da memória promovem nesta semana eventos gratuitos em comemoração à Semana Nacional dos Museus.
Hoje levei a mamãe para um encontro especial na Estação da Memória, os ex- ferroviários e a família tiveram uma tarde descontraída, cultural, e com contação de história. A mamãe aproveitou o evento para doar à Estação da Memória - um alicate que papai utilizava na picotagem de bilhetes, pois era Chefe de Trem e também uma passagem antiga que ela guardava com carinho, nada melhor que o museu para preservar a memória.
As crianças e os ex- ferroviários partilharam momentos de troca de experiências que foi finalizado com um delicioso café com afeto.
Quando cheguei em casa recebi a ilustre visita de Rubens Cunha . Que pessoa maravilhosa, inteligente e amigo.Aprendi muito. O Rubens explicou para nós que o poeta é a antena da Nação. Amei!!!!!!!!!!!! Os livros que recebi com certeza irei partilhar em sala de aula. O Matheus aproveitou os momentos para sanar suas dúvidas de leitor e de pequeno aprendiz de poeta.
Agende-se

DIA 20,
ÀS 15 HORAS- Encontro com a memória especial, com alunos da Escola Municipal Germano Lenschow e os ex-ferroviários.-
Às 19 horas, exibição de vídeo “Burguesa” e bate-papo com Giane Maria de Souza, mestre em história e filosofia da educação pela Unicamp e educadora da Estação da Memória.
DIA 21,
ÀS 14 HORAS- Oficina de xilogravura com Ingrid Muniz.-
Às 19 horas, encontro “Mídia e Patrimônio: aproximações e problematizações”, com Afonso Imhof (historiador, professor e coordenador do departamento de história da Univille) e José Isaías Venera (jornalista, mestre em educação pela Univali e professor da Univali).
DIA 22,
ÀS 14 HORAS- Oficina “Ecoquê – O que é lixo pra você?”.
- Às 19 horas, encontro “Literatura: (Des) Construção Social”, com Taiza Mara Rauen Moraes (doutora em teoria da literatura pela UFSC) e Rubens da Cunha (escritor, poeta e mestrando em literatura pela UFSC).

7 comentários:

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

Palavras belas do amigo. Uma justa homenagem e as fotos estão ótimas. Beijos

Mirian Decorações disse...

Mariza,

Que bela homenagem!

Jorge disse...

A Cultura e o Conhecimento, são o suporte do desenvolvimento de um Povo.
Os museus são uma das suas fontes.
Rúbens da Cunha, embora frágil, transcende-se e fortalece-se, pelo DOM que Deus lhe deu: os seus poemas e antologias.
Belíssimo programa, que é uma verdadeira transmissâo e partilha de cultura e saber.
PARABÉNS e Felicidades.
Jorge

Unknown disse...

Pelo texto e pelas fotos, de certeza que foi Dia de emoções fortes.

Beijo.

Unknown disse...

Como sempre,seu blog está maravilhoso!
Nossa,em cada foto uma emoção diferente...
Belo texto,balas fotos,bela homenagem!
TUDO muito lindo!
Parabéns *-*
Beijos.Adriana Coral Tillmann :*

J Araújo disse...

Um bela homenagem a semana do museu; aproveitei e visitei alguns também.

Bj

Guida Rosa disse...

BELAS IMAGENS É UM LINDO BLOG
UMA ÓTIMA SEMANA!!GUI.