5 de dez. de 2021

O Amigo muito amado : Júlio Emílio Braz

   




" Meus filhos preferiram a televisão , trocaram  as histórias de seu povo , por ela. Trocaram nossos heróis e suas façanhas por um radinho de pilha . Eu  não seria o mestre , o portador de nossas tradições , como meu pai e o pai dele foram, pois já não tinham alunos ou ouvintes a quem transmitir nossa língua, nossa existência  ou qualquer uma das coisas  preciosas."  Fragmento do livro Saguairu , Júlio Emilio Braz 


     Foi uma conversa informal no dia 8 de novembro de  2021,  local Expocentro Edmundo Doubrawa , Joinville , Feira do Livro .

Ele brincou, encantou e nos contagiou com a arte da palavra . Contou um pouco sobre sua infância e  seu "mal fadado" curso de Contabilidade, pois não queria fazer! Fez por livre imposição de sua mãe.  Explicou que quando mãe  coloca uma ideia na cabeça  ... faz até saci cruzar as pernas.  Conseguiu  com muito suor e sacrifício terminar o curso, foi nomeando para orador da turma.. Aproveitou i para criticar tudo e mais um pouco do curso,  o professor veio ate ele e falou: Júlio ,  será um ótimo" contador" de histórias. .  Creio que para ele  foi o  divisor de águas , largou a  Contabilidade para dedicar-se as letras  

Tudo para ele nunca foi muito planejado , segundo ele : "Se for planejado ... perde a expectativa". . Ficou desempregado,  e o sofá  era seu amigo de" consolo", mil ideias  surgiam , porem na pratica, nada.  Quando se tem uma mãe decidida e enérgica (  cena  passou em sua ao contar para nós )    sua mãe passou três vezes e, não gostando da cena , soltou o verbo : " Quem está desempregado precisa de duas pérolas : Vergonha na cara e imaginação para buscar algo para inventar para ganhar dinheiro.

 O irmão dele sempre via todas as   do guarda roupa sempre cheias de textos, contos, espalhava para os vizinhos que seu irmão era escritor. a roupa sempre cheia de escritos, poesias e contos, Julio escrevia para preencher o tempo , não se denominava escritor  . Pela divulgação do irmão   consegui um emprego. 




" Não , eu não pretendia mudar o mundo .Nenhum homem sozinho  conseguiria mudá-lo. Só não queria  participar  de sua destruição . " Saguairu , Júlio Emílio Braz  

O  emprego era para um destes projetos que existe no Brasil , o projeto era composto de 8 revistas em quadrinhos de terror, porém  a editora  tinha 31 desenhistas  e, somente dois escritores, foi escolhido.  Nasce um escritor. 

Cursou Magistério  e fez  a graduação em  História 

Comentou que alguns alunos ou jovens pensam que o livro é chato , portanto o escritor deve ser mais chato ainda. , tento mostrar para eles que somos  seres normais lutando para a leitura sempre ser acessível para todos. 

Terminou   salientando que deve muito as duas mulheres de sua vida : Mãe e a tia, que não sabiam ler, mas amam e incentivam  o estudo. A mãe dele sempre : "A única coisa que posso dar é o estudo.

Minha tia pedia para ler para ela e tinha a missão de explicar o que li . Exercitava a leitura e interpretação de texto..

 Respondeu perguntas,  comtemplou os participantes  com seus livros(sorteio) 

Fiquei muito feliz em receber o Júlio para almoçar conosco. Lembrei de Clarice Lispector

" Amigo é aquele com o qual se pode compartilhar o silêncio ... como se partilha a palavra "




Um comentário:

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

Muito bacana seu texto exaltando essa amizade. Amizade é tudo! Parabéns!