30 de jun. de 2021

Junho, Mês de Presente

 Junho é o sexto mês do calendário  gregoriano  com trinta dias .  Juno, a deusa romana , mulher do deus Júpiter, segundo a mitologia. , também comemoramos o mês do Sagrado Coração de Jesus ,  Santo  Antônio e  São  Pedro  , claro dando origem para as festas juninas. Tempo de frio, quentão, pipoca, pinhão e  dia de comemorar o meu aniversário. Fazer aniversario é tempo de recordar e planejar o futuro.  Tenho o privilegio  de receber uma  presente em forma de palavras. Gratidão , Jorge Stark






 

A coruja simboliza a sabedoria e os professores


Três de junho é o 154º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 211 para acabar 2021, este ano tão estranho quanto o ano passado. Não tenho bem certeza se é feriado ou não – nem os calendários gregorianos fazem noção do que se passa no planeta.

Das personalidades nascidas em três de Junho, George V, o avô da rainha Elizabeth; José Lins do Rego, Menino do Engenho; Raul Castro, irmão do Fidel; e Mário Filho, o jornalista que batiza o Maracanã. Nenhum comparável à Mariza Schiochet, a professora de Joinville – difícil de explicar, tão fácil de reconhecer.

Mariza ultrapassa as quatro linhas de qualquer gramado quando pensamos em pessoa incansável. Vai de bike, a pé, do jeito que der – mas vai. Não para, não desiste, não descansa. Para acompanhar Mariza são necessários mais verbos e substantivos do que adjetivos, o que faz o texto mais dinâmico, mais rico.

Ensinar, resistir, defender, difundir. Vai contando. Mariza é gerúndio, pois é ação contínua. Quando distribui livros pela cidade, compartilha conhecimento e carinho, amor às letras e solidariedade. “Ler é viajar sem sair do lugar”, não é? Monteiro Lobato, certo, dizia que um país com homens e livros. Eu completaria: “e de Mariza e doações”. Assim, ela seria sinônimo de “mulher”, em toda plenitude que essa palavra contempla: mãe, esposa, genitora, natureza...

O Três de Junho é um dia assim pleno. Marcado no calendário gregoriano com um círculo vermelho em caneta de ponta grossa. Dia de comemorar, festejar, agradecer, respirar fundo e transformar o mundo.

Com licença poética e um tanto de orgulho, ter a amizade de Mariza é bênção que não se guarda debaixo de sete chaves. Como dizer “feliz aniversário” em poucas palavras, se Mariza merece muitas mais?

É aí que entram as reticências: parabéns, Mariza, felicidades, saúde, sucesso, sabedoria...

                       http://www.miltextos.com.br/


Um comentário:

SILO LÍRICO - Poemas, Contos, Crônicas e outros textos literários. disse...

Gosto da mitologia
Grega e contribuição
Que dá à civilização,
Na arte, na poesia,
Ciência, filosofia,
Arte, cultura geral,
Menos, eu creio, na crença,
Com o ensino cristão.
Mas vejo, se queira ou não,
Em tudo a sua presença.

Bela postagem! Abraço cordial. Laerte.