22 de mar. de 2019

Algumas Gotas de Sabedoria do livro Icerberg, Clive Cussler

Uma leitura prazerosa e atual, aventuras, surpresas e um final impactante.
     O major Dirk Pitt , membro de investigação da força aérea , está acompanhando o oceonógrafo Billl Hunner para uma missão de desvendar um mistério inacreditável .
            Um navio envolto por um icerberg , al está cristalizado  pelo gelo  - desvendar o que ocorreu é uma missão  quase impossível. Não quero ser spoiler . Deixarei aqui as frases e mensagens mais relevantes que encontrei.

Página 6

 O marujo pede ao capitão o livro empresto , pois viu seu capitão absorto na leitura. A resposta foi:

" Faço questão de nunca emprestar livros da minha biblioteca."


Página 19 Major Pitt relatando sua opinião sobre icebergs.
 " Os icebergs são um negócio enganador. È como lapidar um diamante; um erro de cálculo do lapidador e lá se vai o prêmio por água abaixo."

Major Pitt  - sobre os oceanos ( página 23)
"De todos os oceanos apenas o Atlântico é totalmente imprevisível . O Pacífico , o Índico  e até o Ártico possuem idiossincrasias particulares, mas todos têm um traço em comum; raramente deixam de fornecer uma indicação de suas próximas disposições". 

 Quando vão tentar resgatar o navio Catawaba,  reflexão sobre o fundo do mar.( página ? )
" Em águas de quatro graus, um homem completamente vestido só tem uma expectativa de vida de vinte e cinco minutos."

Em  conversa com o doutor Hunnewell , oceonógrafo, Major Pitt fala que o doutor deveria  viver mais em contato com a vida  rotineira .  (Página 36)
Pagina 36)

" Se saísse de seu laboratório mais frequentemente e aprendesse algo mais sobre a vida , reconheceria o aroma claro o cheiro de lixo queimado."

Começou o bate- bola. O cientista responde:( página 37)

" - Impossível . É um fato cientifico a impossibilidade de sentir do lado de fora o cheiro de uma  substância inorgânica dentro de um bloco  de gelo."

  Página 57  reflexão de Pitt
" Um por cento de alguma coisa é muitas vezes melhor do que noventa por cento do nada."


Na viagem para  o interior da Islândia , Pitt recebeu ajuda de um fazendeiro  e  Dr Jonsson. Veja o  que Pitt comenta com ele.( página 64)

" O  senhor faz parte de um  povo estranho , Doutor . vocês parecem estar todos transbordando  de calor e cortesia por dentro, mas o aspecto externo é completamente vazio de qualquer emoção."

A resposta do Doutor fez Pitt refletir
" _ 0 senhor achará os cidadãos de Reykjavik mais abertos . Aqui estamos no campo; nascemos numa terra isolada e dura, mas linda. Os islandeses que vivem longe da cidade não são conhecidos como tagarelas ;podemos quase entender os ensinamentos uns dos outros antes de falarmos .A vida e o amor são coisas usuais ; a morte é simplesmente uma ocorrência aceita.(...).
(...) A morte para nós é apenas uma separação e, aliás , somente visual . Pois , como o senhor pode ver  - a mão do médico apontou através da grande janela  para os túmulos no cemitério da igreja  -aqueles que se  foram  antes  de nós ainda estão aqui ."


Pitt fica  comovido e triste com a morte do cientista e oceonógrafo. O islandês e doutor relata que:
- Ele era um homem do mar e morreu pelo mar  , e talvez seus últimos pensamentos tinham sido serenos como a  água."
                   ( Página 65)

 Despedida de Pitt  com o fazendeiro e doutor. ( Página 72)
"Deus e a sorte sigam com o senhor."
 Sobre o plano  dos  cientistas da empresa Fyrie em construir um equipamento de teste nuclear  submarino . Se obter sucesso  poderá controlar o mundo.  Pitt fica indignado com a matança que isso poderá ter  e seu amigo Sandecker responde. ( Página  82)

"  - Depende de quando alguém está precisando dele.Há homens que não matariam nem  por todas as fortunas do mundo,  e há outros que não  hesitaram em esfaquear pelo preço de uma refeição."



 Pitt encontra com Kristi Fyrie, irmã do investidor Kristianjan Fyrie. Relata o que achou dos  olhos os dela.
"Os olhos são portas para os segredos que a pessoa  esconde por dentro." ( pág 95).

Tidi, a fiel secretária do almirante Sandebeck ,
" A  língua  é  uma navalha afiada  mas coberta com várias camadas de açúcar."( pág. 95).

 Pitt  segue seu plano ,  resolve ser um personagem afeminado para poder seguir suas investigações.
 (...) também gosto de fazer natureza morta floral. Há alguma coisa nas flores que inspira a alma , não acha? (...)( pág. 99)
( ...)- O  litoral   é magnifico . Estou simplesmente morrendo de desejo de ver se consigo captar suas forças  em contraste,o mar e os rochedos se encontrando numa erupção natural de luz e cor".( pág 99)
' Há  situações em que há positiva vantagem em ser subestimado . Esta é uma delas."(..)   ( Pág.100)
(..)  imitação de veado , aulas de pintura, expedição de pesca. Você quer ter a bondade de dizer a este velho( Sandecker falando)  o que está correndo dentro de sua mente ágil?."( Pág.101)

Pitt conta o que busca:
" - Um avião preto - disse calmamente ._ um avião preto debaixo de uma mortalha aquática." ( pág.102)
 Sobre plano de Oscar Rondheim, dono de uma cadeia internacional de fábricas de conservas. Uma frota de pesca enorme
"- Os melhores planos têm falhas." ( pág. 131)

 Conversa  do major Pitt com um motorista.
- Uma tática inteligente , Major. Não apareceu em qualquer dos livros que conheço."
- Você   devia ler mais - disse Pitt(..)" ( pág.142)



Em momento de reflexão e  sendo coagido . F.James Kelly um milionário relata um pouco de sua vida
Páginas, 165, 166)
"-Eu F.James Kelly  - disse suavemente . - Durante minha vida acumulei uma fortuna de mais de dois bilhões  de dólares .
         Nenhum dos presentes  tinha dúvidas a respeito .(...)
         -Ser rico  traz tremendas  responsabilidades . Cerca de duzentas  mil pessoas dependem de mim para seu meio de vida. Se  eu fracassasse  financeiramente  amanhã. provocaria  uma recessão  que seria sentida de uma  extremidade á outra  dos estados Unidos, sem mencionar  muitos países pelo mundo afora que dependem das minhas empresas subsidiárias para uma  alta percentagem de suas economias locais. No entanto, como estes senhores  em torno de mim podem testemunhar , a riqueza não garanta a imortalidade . Pouquíssimos  homens ricos são recordados nos livros de História.
(..) - Há dois anos , comecei a pensar  sobre o que eu iria  deixar  depois que morresse .Um império  financeiro  para ser disputado por sócios parasitas e parentes , que  apenas ficavam contando os dias  para meu enterro a fim de agarrarem então  o resultando do saque. Creiam, senhores, era um pensamento lúgubre . Então, analisei métodos para distribuir  minha fortuna  de maneira que trouxesse  benefícios à humanidade. Mas , como?
Andrew Carnegie construiu bibliotecas, Jonh D. Rockefeller institui fundações para ciência e a educação . O que faria bem para os povos do mundo sem levar em conta suas peles branca, preta,amarela, vermelha ou marrom? Sem levar  em conta nacionalidade ? Se eu tivesse  seguido  minhas emoções humanas,  teria sido uma decisão  fácil de usar  meu dinheiro  para auxiliar a Cruzada  do câncer , a  Cruz Vermelha , o Exército  da Salvação  ou qualquer um dos milhares  de  centros médicos ou universidades  pelo país . tomei então uma decisão diferente - que teria um impacto  duradouro em milhões de pessoas por centenas de anos."
  

O Milionário menciona a América Latina( Página 167)

De todas as nações  do mundo , as da América Latina são as mais vulneráveis á penetração externa, principalmente porque não têm tido que enfrentar intromissão estrangeira há bem de cem anos. Elas têm sido protegidas por uma muralha , uma muralha construída  pelos Estados Unidos e denominada e de Doutrina Monroe."

 O esquema  empresarial, segundo Kelly: (página 169)

(..) De novo o  princípio empresarial  . Com o propósito de construir uma organização mais eficiente , você se descarta das pessoas inúteis e as substitui por indivíduos  trabalhadores e dedicados.(...)
 No mesmo diálogo Sam intervem:
_ Como qualquer empreendimento que funciona , nós temos um departamento de publicidade e comercialização . Da mesma forma que para  um novo produto a ser lançado no mercado , temos uma campanha detalhada , promocional , toda preparada . O povo só sabe o que vê e ouve , na medida do acesso que se permite . Um de nossos primeiros  passos    foi adquirir , em nome de um cidadão local , naturalmente , quaisquer  jornais  e estações de rádio e televisão que estivessem disponíveis.

 Pàgina 176  Para os planos se realizarem ... precisam de algo desastroso para tirar a atenção de todos .

(..)  São agora onze horas . Daqui  a exatamente  quarenta e duas horas e dez minutos , Helmit  Limitada  abrirá suas  portas para  negócios . Vinte  e quatro horas depois , estaremos administrando  os negócios  de nosso  primeiro cliente , ou país, se os senhores preferem. A fim de tornar  este evento histórico tão auspicioso quanto possível , precisamos de uma diversão. Um desastre que provoque as manchetes e crie preocupações  ansiosas  entre  os lideres de governo  do mundo , enquanto o nosso plano estiver sendo executado praticamente despercebido. 


Major Pitt vai com os amigos em uma festa do  Sr. Oskar Rondhein. Ele define bem o que você vai encontrar em uma festa.( página 156)

(...) Lá estavam as subdivisões usuais - os chatos, os bêbados, os esnobes  e os joviais."

Definição rápida das mulheres pela boca de Pitt.

"-O  senhor  sabe como são as mulheres, Almirante , sempre  se queixando . Primeiro , foi uma dor imaginária nos seus tornozelos, agora alega que vai morrer gelada. Ficarei eternamente grato se o senhor , o mais rápido possível , retirar essa mulher mal-humorada de minhas mãos. "

Pitt e sua visão de computadores.( Página 203)

(...) Computadores podem cometer enganos, disse para si mesmo.Aqueles  monstros  eletrônicos  frios podem  ter um erro -  erro que seja infinitesimal , mas não obstante , existe uma possibilidade . Não há emoção na construção de sua fiação , nenhum sentimento , não há condição para 
nostalgia. (...)."

O senhor Tamareztov falando sobre  o russo. Página 210
"(..) -Moscou  não  seria  Moscou  sem uma temporada cheia de neve. Para mim, é o mesmo que a areia do deserto para um árabe; uma praga que faz parte  da existência de cada um.(...)."

Pitt consegue resolver todo o mistério do navio . Recebe uma proposta de  emprego.( Página 253)

(...) "E se lhe pedisse para ir para Islândia comigo e assumir um cargo na minha  Diretoria.
- Essa coisa de  Diretoria não faz meu gênero.
  
No final do livro você encontra um homem de caráter, fibra, que sabe o que quer .Não se  deixa levar pelas astutas e frias jogadas na alta sociedade.






Um comentário:

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Tão bom ao ler um livro,
ter tantas sementes dentro
da gente...

Abraço imenso...