10 de ago. de 2013

As Emoções ( Feira do Livro 2013)

 " Alguns livros são para ser saboreados, outros para ser engolidos, e alguns para ser mastigados e digeridos. " Francis Bacon


 Hoje resolvi deixar tudo de lado e... postar  os momentos  mais marcantes da feira do livro 2013..Março : Divisão das equipes. Cada equipe com uma tarefa para cumprir. 1- passo ir à Feira do Livro.Turmas envolvidas: 2 anos 01,02,03,04,05  e 1 ano 101 Divisão das equipes 01 do Ensino Médio. E.E.B.Dr. Jorge Lacerda.Proposta  1 Ler as páginas do livro didático 286, 287,288 - principalmente a página 290.  ( produção de texto - A entrevista)Entreviste um escritor ( pesquise antes ou leia algo sobre o escritor)Registre com fotos para anexar no trabalho. 2- A  Reportagem: Ler as paginas 313, 314, 315 - principalmente a página 316( Produção de texto A reportagem) Faça uma planilha com nome, idade, profissão, sexo, escolaridade. Título: Perfil dos visitantes . Registre com fotos.
 3-Ler a página 317( Montagem da capa de um jornal) Dar ênfase sobre tudo o que ocorreu na Feira do Livro. Fotos, escritores, entrevista com o escritor.4- Produção de um texto visual. O que é a Feira do Livro? Procure demonstrar a visão da equipe por meio de colagem( técnica de composição feita a partir de recortes de jornais , revistas, desenhos fotografias ou de qualquer outro material, fixados com cola sobre a nova base.N.B Aqui será somente com fotos da Feira do Livro. A equipe com o escritor, autógrafos,visão geral da  Feira. 5- Faça um cartum( desenho ou caricatura que representa  uma situação humorística, com ou sem legendas  ou balões. Pode  apenas  apresentar uma cena ou uma sequência delas.Registre com fotos. 6- Tira O humor é produzido de uma maneira inesperada. Crie uma tira sobre a feira de 2013. registre com fotos.Proposta para o 1 ano 011-  Ir à Feira do Livro - fazer uma crônica sobre a feira do Livro . Registre com fotos. Recolha assinatura dos participantes da Feira.2- Entreviste 10 pessoas. Faça perguntas sobre: Livros, leitura etc.( registre com fotos)3- Crie uma história em quadrinhos : Joinville antes da Feira e Joinville depois da Feira.4 Faça um texto para convencer um adolescente ir à Feira.5- Faça uma receita de bolo. Os ingredientes são os escritores. Registre com fotos. 2 parteMontar o trabalho para entregar, Seguindo os passos dado pela professora.O Momento mais marcante foi ser convidada para mediar  a conversa de Marina Colasanti com o leitores. Não precisa nem argumentar... fiquei tão emocionada ao lado de Marina que as palvras demoravam para siar. Ela é um encanto.  Tive o prazer de conhecer e abraçar Affonso Romano de Santa Anna, Leo Cunha( uma fofura)  e meus amigos escritores da nossa cidade. 

.

            1-! parte ter contato com os escritores. descobrir o mundo da leitura.

                                            2- parte- montar o trabalho.





                           NOssos escritores - Confraria dos escritores. 


                             Autógrafos dos escritores.

             O querido escritor Pablo Pereira mandou um recadinho para mim.




                                      Perfil dos leitores







                     Uma  ótima crônica feita pela aluna Juliana. 1 amo 1

                                        Receita de bolo

                                           Para sempre irei guardar a alegria de Marina Colasanti.
                                    Inteligente, meiga, e muito descontraída.
                                  Vaidosa- antes de iniciar   a conversa com o público
          Eu e Mariana ( um nervosismo só) Ela encantou e deixou-me calma depois.

  Nossa escritoras  

                   Ao lado de Affonso romano Sant Anna  MOmento marcante
" A leitura amplia a realidade. Quem conhece, por exemplo, história, entende melhor os mecanismos do presente e tenta não cair na repetição farsesca desta. Equivale a ter instrumentos de percepção, um radar de informações para não se sentir à  deriva no cotidiano. Quem  tem a tecnologia da leitura tem , na verdae uma espécie de " manual de sobrevivência na selva". Passa, metaforicamente, a atuar como leitor da natureza, sabe tirar água das folhas  ou do sereno, o alimento das resinas das árvores, aprende a se nortear com ou sem b´pussola, `a luz ou das estrelas.    Quem  lê é menos desbussolado . E  numa sociedade como a nossa que gera códigos novos todos os instantes, somos cada vez mais dependentes de novas tecnologias. E mais do que nunca , ler e interpretar com eficiência é uma questão de sobrevivência."  ( Affonso Romano de Santa  Anna )

12 comentários:

Anônimo disse...

Nome: Vitor Rafael
Série: 2 Ano 5
Todo ano, ocorre a feira do livro, é otimo para todos, sempre encontramos boas leituras lá. Fizemos um bom trabalho, visitando a Feira do Livro, entrevistando e conversando com escritores, de várias partes do páis. Foi boa a experiência. Espero poder ir novamente.

Anônimo disse...

Feira do livro comentário

Fui uma das alunas que fez esse trabalho maravilhoso sobre a feira do livro, muitas pessoas não faziam idéia de como era, e acho que todos se encantaram com o mundo que essa fera nos traz. Pois um bom livro pode nos levar a mundos maravilhosos, a estimular nossa imaginação.
Nosso grupo fez uma charge com o tema feira do livro, pesquisamos sobre ela e chegamos a um consenso de fazer um bonequinho com um carinho de livro e uma menina com a cabeça vazia, estávamos querendo dizer que os livros nos traz conhecimento, nas fotos nesse publicação acima esta a foto de nossa charge.


Aluna: Juliana Borgert
2º ano 5 E.E.B. Jorge Lacerda

Anônimo disse...

Feira do Livro

Trabolho muito interresante pois tivemos que interagir com outras pessoas,conheçer elas fazer perguntas.Gostei de ir lá na feira tirar fotos e ver livros que eu nao conheçia.Meu grupo perticipou bastante todos fizeram oque foi pedido fizemos uma charge bem interresante.

Aluno:Alex Scistowski 2º ano 5
E.E.B Jorge Lacerda

Anônimo disse...

A Feira do Livro é um evento muito importante, pois a cada ano incentiva a todos da nossa cidade a se interessar pela leitura.
Conhecer os escritores dos livros que gostamos, tirar dúvidas sobre algo, etc.
A Partir de 2011 a mudança do local do evento, que passou a ser no Centreventos Cau Hansen também foi muito importante, pois fez com que a feira ganhasse um espaço de valor na cidade.
E é isso, espero que a Feira continue com força todos os anos.
Nome: João Felipe T. Freira
Série: 2 Ano 5

Daiana disse...

Muito bom, quero a feira do livro de volta!

Aluna: Daiana Comerlatto 2ª 5

Jean Carlos Machado 2 ano 5 disse...

Ocorrendo todos os anos a feira do livro é ótima,além de encontrarmos bons livros acrescentamos o hábito pela leitura.ir na feira do livro 2013,foi proveitoso conversamos com escritores tiramos fotos e foi muito divertido.ano que vem espero que tenha novamente.

Anônimo disse...

Nome: André Luis Escola:Jorge Lacerda 2°5 Para mim a Feira Livro foi um evento que nos proporcionou novos aprendizados.Muitos alunos dizem que é bobiça isso,mais não é porque são ignorantes,eu gostei muito de conhecer os autores dos livros que tinha lido até então,isso prova que todos nós podemos um dia escrever um livro para que todos ler e saber que todos somos capazes,e o impossível é só questão de opinião.

Anônimo disse...

Lucas de Silveira de Araújo 2º5

A Feira do Livro.

eu tambem!

Rodrigo Wolff 2º ano 5 disse...

A feira do livro trouxe mais conhecimento e cultura a Joinville, fez com que muitas pessoas tivesse mais contatos com a leitura. Nós, alunos do Jorge Lacerda, fomos para a feira para fazer um trabalho escolar, mas foi mais do que isso, lá conhecemos autores de obras maravilhosas, até inspiradoras. A feira em si foi muito boa, e com certeza queremos ela de volta, pois conhecimento e cultura nunca é demais.

Anônimo disse...

Mariza, ao regressar aqui e de minha ausência neste mundo virtual, fico feliz em aqui voltar...

Abraço!

Paz e bem!

Leandro Ruiz

Anônimo disse...

Ola querida professora;;
admiro muito vc e seu trabalho com os alunos..
tbm fui sua aluna no ano de 2010 e sempre visito seu blog..
(ainda nao esqueci rsrs)
preciso mto de seu email.
pois preciso de umas aulinhas particulares,se tiver como..
se possivel me mande mensagem
simonecandidodietrich@hotmail.com

obrigada desde ja!
tudo de bom.
bjs
simone candido

Anônimo disse...

Olá!
No meu passeio blogosférico, passei por este seu cantinho, pois já havia algum tempo que não postava comentário.
Gostei de rever o seu blog, continua com bonitas publicações.
Abraço cá do Algarve.
http://umraiodeluzefezseluz.blogspot.com