3 de mar. de 2013

Nossa aventura no México

Valdonabike  (Amigos  Para  Sempre)

A tão esperada viagem ao México aconteceu. Uma semana para conter a ansiedade de sair do Brasil e aventurar em busca da Tanajura (bicicleta do cicloturista Valdo que faleceu em território mexicano).
Saímos às 02 horas de Joinville para ir até São José dos Pinhais/PR (aeroporto), chegamos cedo e ficamos vendo as lojas. Comprei um livro. No avião até São Paulo tudo dentro do normal e rápido. Em São Paulo vi e vivi muitos fatos desde o linguajar até o fato de ter de deixar meus cremes na inspeção. O guarda olhou para mim e falou: Você é americana? Respondi: Não, sou brasileira e catarinense com muito orgulho. O shampoo, hidratante, bloqueador solar vão ficar e... a imagem de Nossa Senhora Aparecida também fica! Argumentei:  “Peraí” isso vai, é uma lembrança para meus amigos mexicanos. Concordou e deixou.
De São Paulo até o México 9 horas (um chá amargo de avião) assisti filmes, dormi, o marido não conseguiu dormir. Fizemos tudo o que podíamos “ confinados” em um avião. Cenas bizarras que presenciamos : uma senhora indo para Cancun (misericórdia!! A 3 idade pode viajar e deve viajar, porém...como falam. Para preencher o cartão de migrante fizeram um “ aué” – uma comentou: Eu não sei inglês , a outra pedia explicação a todo momento para a comissária de bordo. Pensei.. contínuo em sala de aula. Resumindo as duas envolvidas em preencher o formulário não receberam o almoço. Outro momento de confusão. Nós preenchemos e dividimos informações.
       Cecy esposa de Felipe Besné                                           Uma visão contemplativa
Chegamos ao México sem empolgação com muito cansaço. Fomos direto à fila de migração(uma fila enorme). Duas horas esperando para completar atrás da fila, nos nossos ouvidos “ as mulheres da 3º idade:falatório, falatório... nada útil comentários sobre as viagens que fizeram, compras, fofocas , cultura zero. Saímos da fila da migração - ficamos nos batendo procurando as bagagens. Cadê o Felipe? Graças a Deus encontramos o Felipe , amigo de Valdo e ciclista com a companhia de sua doce esposa. Nossa!!! Que alegria ver em terras estranhas o sorriso largo de Felipe e sua esposa. Senti uma presença estranha no ar, sei quem era. Tínhamos pouco tempo no México   queríamos muito ir  à Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe para agradecer pela viagem , pelos amigos mexicano. Foi muito emocionante... é tudo “mui lindo”  sensação de paz e simplicidade. Fomos de metrô na metade do caminho pegamos um táxi e voltamos andando duas quadras. Chegando ao aeroporto o Valde (maridão) ajeitou as papeladas descansamos com um bom café. Parada para as despedidas .

O Casal nos presenteou com lembranças da cidade do México. O primeiro presente foi a réplica da imagem da Nossa senhora de Guadalupe , ganhei imagens da cultura mexicana, os meninos e o marido receberam a miniatura do traje mexicano. Pronto!! Acabaram os presentes... que nada! O casal apareceu com um pen-drive com as últimas fotos do Valdo, por ocasião Natal ( passou com a família Besné). 3 cópias uma para nós e duas para a família do Valdo.. A mais emocionante foi quando o Valdecir ( Marido) recebeu de presente o capacete e o rosário do Valdo. O presente para o MUBI( Museu da bicicleta de Joinville). As lágrimas escorreram duas vezes no México: Na Basílica e na entrega dos objetos de nosso amigo. O casal ficou o tempo todo conosco. Fomos embarcar para ir para Tijuana. Entregamos a imagem de Nossa Senhora Aparecida  aproveitei para entregar para  Cecy  o que eu levo sempre comigo: minha   minha pulseira de prata  com a imagem de  São Bento.

Na sala VIP indo para Tijuana  passou-me um arrepio na  alma – cachorros com focinheiras e o acompanhante com om rosto um a máscara preta. Tudo muito sinistro.

Dia 22 de novembro A novela do Rent a Car  iniciava. O Rogelio via um preço e o Valdecir via o outro. Depois de muito pesquisar alugamos uma Van . Às 7 h45 min tomamos um café para ele um almoço (o café para eles é um almoço para nós: ovos, bacon, frituras, tacos, carnes...).

Rumo para Ensenada muito chão até chegar ao destino.Paramos para degustar “ Quejos” ou queijos . Hum!! Uma delícia! Mais estrada até chegar na casa do tio Marco Antônio (tio de Rogelio). Comemos  tacos com  suco.

Colocamos a bike no carro e fomos  até o cemitério encontrar o local onde o Valdo foi enterrado. Encontramos madeiras velhas e galhos em cima do  chão batido. Precisávamos demarcar o local . Compramos cimento e pedimos para um rapaz ( são ex-viciados ou viciados) que ficam ali esperando para fazer algo para ganhar um “um troco”´. Enquanto ele ficava  cimentando resolvi dar uma voltinha ao redor do cemitério e observar . Fiquei horas observando duas meninas brincando ao lado de um túmulo ou “ tuba”.Elas colocaram balões e brinquedos em cima do  túmulo e corriam ao redor.

Cada túmulo havia uma cruz feita de madeira simples e  pendurado várias bonecos, ursos , brinquedos .

Após a 1º camada foi colocado um terço.  Esperamos secar e foi escrito Valdo – Brasil.  O rapaz que estava colocando o cimento ficou  colocar mais cimento e ajeitar os lados com cimento. Sugerimos a frase: amigos para sempre.combinamos de no outro dia passar e pagar pelo trabalho.

Desmontamos a bike na casa do tio Marco Antonio (aquele tio de Rogelio que na frente é uma lanchonete e atrás uma oficina) Ocupamos a oficina sem ajuda de ninguém , nem apoio moral.

Depois de muito trabalho finalmente conseguimos – cansados, famintos e imundos fomos comemorar com uma pizza mexicana.  Já na casa alugada procuramos água para um bom banho, O Rogelio não sabia como funcionava o abastecimento da água , ficou durante 4 horas na lida... Olhei para o Valdecir e falei: Vamos dormir assim mesmo. Acordamos  e a grande novidade: os banho ,só que de “canequinha”. Fazer o quê... aceitar .

Depois de um bom banho nada melhor que um bom café, corremos até uma cafeteria e a novela do café: nós café com pão  o Rogelio um sanduiche tamanho família . Com o copo em mão fomos caminhado até La Bufadora um espetáculo da natureza as ondas batem nas pedras e formam uma nuvem de águas coloridas. Encontramos americanos, menonitas, japoneses encantados com a beleza.Claro!!!  As lojinhas davam um brilho maior, comprei alguns presentes para os meninos. O Valdecir e o Rogelio diviram um almeja ostra recheada ou algo parecido.

Precisamos muito de dinheiro, procurando um caixa eletrônico e nada de ser  aprovado a transação. Já no 3 banco eu exclamei: “Puta Merda!!!! “Pronto!!! O Rogelio escutou e qualquer dificuldade ele berrava  puta merda – momentos de risos e descontração.

Pausa para celebrar a vida:  Rota dos vinhos , local : São Thomás  uma natureza deslumbrante e degustamos vários vinhos. Jesus, como era gostoso!!! Vinho, queijos e petiscos. Fui presenteada com uma camiseta. Meu marido é muito fofo.Obrigada, pela camiseta.

Comprei flores e fomos  até o cemitério – Cadê o rapaz e o prometido? Enrolou, enrolou e não fez. Coloquei as flores no túmulo . Pedi para o rapaz  cuidar do local e colocar flores – Demos  uma camiseta do Brasil para ele .Pedi que ele cuidasse do Túmulo para nós , pois o Valdo era um pai para nós. Abraçando a camiseta concordou que sim.

Indo para Tijuna exatamente  às 18:h30 min .entregamos a Van no horário certinho e fomos para o hotel. Depois de um bom banho e uma janta maravilhosa recebemos a visita  de Rogelio e sua namorada Mônica receberam de presente uma imagem de Nossa Senhora Aparecida e os livros do Valdo.  Ficamos órfãos o  nosso amigo ia participar de um retiro e deixou nos sozinhos no México. O que fazer??? Dormir e pensar.
Sábado fomos até o  Mercado Municipal procurar corda para amarrar a bike. O trajeto era longo. A tarde foi de preocupação: Como levar a bike enorme e ,nós com malas, mochilas.
Outro dia tomamos o café da manhã  em silêncio. Fechamos as contas no hotel  de cortesia recebemos  um táxi para nos levar até o aeroporto. Procuramos um Pablito  (menino) para levar nossas malas e a bike. No despacho de bagagens foi uma novela para vistoriar a bike. O que nos salvou foi o álbum de fotos que era do Valdo . Mostramos e fomos liberados.  O preço da bagagem era 65 dólares, porém não cobraram is o peso estava baixo e veio como nossa bagagem, pagamos  somente 9 dólares  para embalagem da bike.  Na sala de espera em Tijuana o voo atrasou  2 horas. Aproveitei para comprar algumas lembrancinhas.
Chegamos finalmente  na cidade do México – fomos fazer a papelada da migração . Pensei... vamos agora as compras! Só escutamos pelo microfone Valdecir e  Mariza do voo  tal  comparecer urgente  pois o avião está saindo. Corremos com as mochilas porque a bike ia  direto até Guaraulhos. Finalmente conseguímos!

Em Guarulhos a novela da bagagem. Não chegou pelo atraso de Tijuana. Pronto!! Pensei tanto trabalho para nada. O responsável pelas bagagens ficou de deixar no  aeroporto de Joinville- olhou para nós e falou: Amanhã  até 12  horas vocês  irão receber a bagagem na casa de vocês.Ela chegou trazendo a esperança de ir para o MUBI (Museu da bicicleta) Só podemos garantir que a todo momento nós sentíamos a presença forte da Virgem de Guadalupe e um olhar paterno do nosso amigo Valdo.