25 de mai. de 2012

Surpresa número 1

Nossa, foram alegrias e emoções maravilhosas!!!.Meus alunos continuam enviando cartinhas para os pacientes que estão fazendo quimioterapia .Li em sala de aula o livro Caligrafia de dona Sofia de Andre Neves e propus: Vamos enviar cartinhas com sabor de poesias? Selecionamos várias poesias de Mario Quintana, Carlos  Drummonnd, Vinicius de Moraes , Luiz Carlos Amorim...
     Contei para o Amorim que sua poesia estava sendo um bálsamo para os pacientes do Setor de Oncologia e ele nos brindou com uma crônica.   Obrigada, meus poetas .

VAI UMA GOTA DE POESIA?

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor –http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/


Minha amiga e conterrânea Mariza Schiochet, os leitores do blog já sabem, é uma agitadora cultural, é a professora que faz a diferença na educação deste nosso Brasilzão de Deus, é como todos os professores deveriam ser, apesar de não serem valorizados como deveriam.

A professora Mariza, mais uma vez inova, toma a iniciativa e realiza. Ela já tinha incentivado os seus alunos do primeiro grau de duas escolas de Joinville a escreverem cartinhas para os doentes da ala de oncologia do Hospital São José, a fim de tornar mais ameno o tempo que passam internados os doentes com câncer. E os estudantes fizeram isso com dedicação e carinho. O que, sem dúvida, levou momentos mais felizes aos doentes que estão no ambiente no mínimo triste de um hospital.

Pois ela continua incentivando que seus alunos escrevam as cartinhas endereçadas aos doentes, agora com uma novidade. Ela levou livros de poetas como Vinícius de Moraes, Quintana, deste cronista e de outros poetas, para que os estudantes escolhessem poemas para mandar para os doentes internados, em suas cartinhas.

Não é um trabalho pioneiro? Além de levar atenção e carinho aos doentes, a professora faz com que a sensibilidade e o lirismo da poesia vá amenizar a dor dos pacientes da ala de oncologia. E fazendo isso, ela está, ainda, divulgando a poesia, incutindo o gosto pela poesia, incentivando a leitura, tornando nossos poetas mais conhecidos.

Parabéns, professora. A poesia é necessária e a senhora sabe disso. A poesia tem que estar em todos os lugares, porque ela torna as pessoas mais humanas, mais sensíveis, mais abertas para a vida.

Obrigado pelo seu trabalho desbravador. Eu, os poetas e os pacientes que recebem as cartinhas lhe agradecemos. Sempre.

7 comentários:

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

Olha... um trabalho sensacional esse, divino. Muito lindo mesmo, foi mesmo uma grande ideia. Ao mesmo tempo conforta os que estão doentes, e ensina as crianças desde cedo a sereem solidárias. Parabéns. beijos.

R. R. Barcellos disse...

Nesta trovinha não cabe
Todo o encanto deste amigo
Que de teu valor já sabe.
Parabéns... e mais não digo.


Abraços e aplausos.

Leonel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leonel disse...

Mais um merecido reconhecimento pelas tuas ótimas iniciativas!
O que estás fazendo é realmente educar, tornando teus alunos em pessoas de bem, que se importam com seus semelhantes e compartilham de suas necessidades!
Abraços, Mariza!

HAMABILLY disse...

Professora Mariza gostei muito de fazer as cartinhas para o SETOR DE ONCOLOGIA.Eu acho que as pessoas que recebem essa cartinhas que nos fizemos elas abrem as cartinhas e ve que nós fizemos com muito carinho para elas.Parabéns por ter essa idéia muito legal de fazer essa catinhas.



CAIC PROFESSOR MARIANO COSTA
ALUNA : HAMABILLY PAOLA B. SANTIAGO

Anônimo disse...

muito sem grassa essa coisa ai!!!!!!!
nada ver essa porrinha ai
e a professora de português Marisa
não sabe oque faz só perde tempo!!
ela é uma verdadeira falsa

Luiz Felipe Fuchter disse...

gostei muito deste projeto Casarões
achei muito legal......
As cartinhas do Setor de Oncologia
também gostei muito...
A professora Mariza é bastante criativa!!!!!!!!!!!!!!!