21 de jan de 2012

SOLTOS!!!

Estamos em ritmo de férias: Livres, leves e soltos.Viajamos na virada do ano e lendo o jornal online deparei com uma crõnica do meu amigo  escritor Amorim. Deixo para vocês a crônica e algumas imagens que registramos . Santa Catarina é maravilhosa.


Minhas mensagens, por Luiz Carlos Amorim (Jornal A NOTÍCIA)


Recebi uma mensagem da minha amiga e conterrânea, a professora Mariza Schiochet, com fotos da festa de fim de ano realizada na Casa do Adalto, em Joinville, para as crianças com câncer. Como ela mesma disse, foi uma festa de esperança, de amizade, de solidariedade e de amor. A Casa do Adalto é uma casa de apoio à criança com câncer, e a professora Mariza é a pessoa que mobilizou as escolas onde trabalha e a sua comunidade para tornar a ala de oncologia do Hospital São José um lugar mais alegre, mais aconchegante, mais humano. Ela é gente que faz. Além de ser uma grande professora, Mariza é um ser humano incomensurável. O adjetivo parece fora de lugar, mas é isso mesmo.
E aproveitando o ensejo, a gente recebe um monte de entulho pelo correio eletrônico, mas às vezes chegam coisas espetaculares, como a mensagem de Mariza. Pois recebi, também, um clipe do YouTube que é um belíssimo cartão de Ano-novo. É uma música cantada por Sandra de Sá, por um cantor de Cabo Verde, Ilo Ferreira, e vários outros cantores e instrumentistas de diversos países, como Argentina, Chile, Índia, Espanha, Jamaica, etc.
A música é linda, cantada em português e uma outra língua que eu não consegui identificar. E digo que é o cartão de Ano-novo ideal, porque a letra é simples, mas diz muito, diz tudo o que queremos para o nosso futuro.
Vejam alguns trechos: “Peço a Deus  que os homens encontrem os seus sonhos perdidos e que os sonhos despertem esses olhos dormidos que o amor transborde e que vamos em paz. Peço a Deus que nos mande do céu muita sabedoria um amor verdadeiro que ninguém passe fome um abraço de mãos que vivamos em paz que terminem as guerras e também a pobreza. Encontrar alegrias entre tanta tristeza que a luz ilumine as almas perdidas  e um futuro melhor.” Alguém já tinha traduzido um cumprimento entre os seres humanos como “um abraço de mãos”? Pois é.
Como disse a minha amiga Fátima, que me enviou o clipe: Natal é isto: gente unida pela música. Parafraseando Mercedes Sosa: “A paz é cantarmos todos juntos!” O endereço do clipe é o http://www.YouTube.com/embed/XMkaBN3x5AM. Vejam. É muito bonito. E tenham todos um maravilhoso 2012012.

Obrigada, Amorim.











4 comentários:

Célia Gil, narciso silvestre disse...

Uma excelente mensagem para começar bem o Domingo! Bjs

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Amando o mar, a brisa e o prazer de apender (sendo do Ceará, profissão "ensinar" rsrs), chegando aqui, meio que por acaso, de tanto gostar, resolvi me "instalar"...

Conheço um pouco de Santa Catarina, as imagens são lindas e as mensagens de Luis Carlos Amorim são de uma grandeza ímpar..

Eu vou e volto, Mariza.
Um abraço,
da Lúcia

Regina Rozenbaum disse...

Eiiiii mestra_maaada!
Que bom tê-la recebido lá no nosso divã...é que tive que mudar o url de sopetão e não consegui avisar a todos os amigos. Que delícia ler Amorim! Faz tempo que não nos encontramos na blogo. Deixo uns beijuuss prele e outros tantos procê!!!

Fernando Gonçalves disse...

Olá, parabéns pelo seu blog.
Te convido a conhecer o meu,
http://carmasepalavras.blogspot.com/

;)