3 de nov. de 2010

Quem ama preserva



Os alunos dos 7 anos C e D da E.M Prof Mariano Costa foram reforçar o aprendizado visitando o Instituto Rã Bugio. Fizeram a trilha ecológica e foram parando para as explicações feitas pelas monitoras Sheila e Valéria.
A Mata Atlântica estava ali de braços abertos para ser estudada, amada e respeitada. A missão da árvore é germinar, crescer , florir e frutificar. Os pássaros e suas necessidades alimentares são os distribuidores de sementes nas matas, sendo responsáveis pelo surgimento de várias árvores.
Sentimos a presença da Mãe Natureza nos abraçando.

Uma aula Legal
Foi uma experiência legal, aprendemos que há 4 modos de plantar: pelo vento, serelepe (animal) pelo vômito dos pássaros e pela fezes dos animais. Também aprendemos que aquela mata é secundária pois já foi queimada totalmente e recontruída pelos animais.
Vimos uma borboleta azul e duas cobras d` água, vimos que sapo não e venenoso o que existe é uma lenda.
Eu amei nosso passeio ao Rã-bugio essa também foi uma das aulas mais legal que já tive. O que eu mais gostei foi na hora que voltamos, no ônibus a gente voltou cantando.
Nome:Lyandra B. Mattos - série: 7ª ano c

O Passeio inesquecível

Nós vimos que aquela floresta era secundária, mas quem plantou a floresta novamente? Alguns passarinhos quando comem uma sementinha ela fica no papo dele, fazendo com que tire o recheio, que vai para o estômago dele e vomite a semente fazendo germinar e virar árvore, a segunda opção é pelas fezes, a terceira é pelo vento, e a quarta é quando humano planta.
Nós chegamos lá, tínhamos duas equipes. A monitora começou falando sobre o passarinho de como ele planta, sobre as árvores, os ovinhos de grilo e etc... E tudo o que ela explicava era muito interessante. Depois ela fez uma brincadeira bem legal com dois meninos e duas meninas, foi inesquecível. Então dou uma dica para quem tiver um passarinho, solte ele é melhor ele bater asas por 5 minutos do que morrer numa gaiola!!!
Aluna: Samara Viertel 7 ano C





28 comentários:

lolipop disse...

Adorei os comentários dos alunos. Mostram uma aprendizagem misturada com memórias, descobertas e alegria.
Isso é aprender!
Carinhos

Leonel disse...

Mariza, não há missão mais nobre do que esta de educar. Muito acertada a iniciativa de por os alunos em contato com a natureza, para que eles tenham a noção exata do seu valor.
Muito feliz a última frase do texto da aluna Samara! Mais alguém que assume o lado certo!
Mais vale um pássaro voando do que dez na gaiola!
Parabéns a você e aos seus alunos!

Leonel disse...

Em tempo: aqui mesmo no fundo do meu quintal, tenho pelo menos uns cinco pés de mamões (fora outras plantas) "plantados" e adubados pelos pássaros!

Anônimo disse...

Olá Marisa
Fui uma de suas alunas e pesso que seja aberto um espaço, para que possamos comentar sobre o ENEM 2010, que por sua vez foi uma vergonha para todos nos estudantes, o questionario de perguntas utilizado nas provas não possui relação alguma com que nos foi e é ensinado. Sinto me extremamente desapontada por ter passado 11 anos dentro de uma sala de aula, e ver que tudo que me foi ensinado não será acrescentad em nada em minha vida, nem mesmo em uma prova de AVALIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS DURANTE O PERIODO ESCOLAR. Quanto ao ENEM, por ser um projeto tão abrangente houve um desordem que nos dá receio ate no comentar. Pesso solenemente que você possa ceder este pequeno espaço de desabafo e indignação.

Karine Cristine Floriano
E.E.B.Dr.Jorge Lacerda
Serie: 3º 5

Anônimo disse...

Oi!! Obrigado por colocar meu comentario no site.
beijos...
de: Samara

Anônimo disse...

Muito Legal o post, parece que os alunos gostaram muito, e aprenderam tambem..

Pamela Cristina

Manuela Freitas disse...

Olá Mariza,
É a primeira vez que cá venho, mas já a tenho encontrado por aí.
Sempre defendi que os alunos devem sair das salas de aula e contactar ao vivo com as coisas, a matéria torna-se mais aliciante e estimulante!
Como eu gostava de ir nesse grupinho!!
Bj,
Manuela

Anônimo disse...

Gostamos muito do passeio porque aprendemos muito sobre a Natureza e os animais que vivem nela.O modo de plantio das árvores e como elas nascem.
A guia era muito competente e está de parabéns.Nós gostamos de tudo,porém a melhor parte foi a do ônibus, que fizemos muita bagunça.

Aluna:Tainá Nº23
Jaqueline Nº09

7ºC

Anônimo disse...

Na visita ao instituto Râ Bugio aprendemos muito com o passeio descobrimos como ocorre a plantaçao das arvores .Ficamos sabendo que aquela era uma mata secundaria que quer dizer que ja ouve outra mata ali.Gostei muito da explicaçao das instrutoras foram otimas.

alunos:Matheus de andrade e joao vitor curvello
7 ano C

Anônimo disse...

Nós gostamos de ir ao passeio ao Rã Bugio porque, aprendemos as formas de plantar uma árvore.Também vimos ovinhos de grilo, de sapos e um cágado e etc...
Achamos muito interessante e gostaríamos de voltar.
Adorei você ter colocado meu desenho
no blog.

nome:Tailine Gabriela
Samara Viertel

7 ano C
"Quem ama preserva"

Anônimo disse...

Eu não fui ao passeio mas pelo o que eu ouvi falar o lugar deve ser muito lindo,tem muito verde e animais muito interessantes.Eles aprenderam mais sobre os bichos e como preservar o meio ambiente. Eu li o livro que a professora mostrou sobre o instituto RÃ BUGIO.


NOME:Milena
7anoC

Anônimo disse...

Adoramos o passeio foi muito interessante,podemos conviver um pouco com a natureza aprendemos 4 modos de plantar, o que é mata secundária.Foi muito inesquecível.
Queremos voltar pois lá é muitooooooo legal.

Alunas:Heloísa M. de Lima e lyandra B. mattos.
Série:7ºC

Anônimo disse...

Professora eu não fui para o passeio, mas
a professora me deu o livrinho e eu gostei muito porque fala da natureza e
dos animais eu aprendi a preserva a natureza e cuidar muito mais dos animais


Aluno:jhonatan Martins Agapito

7anoC

Escola:CAIC Professor Mariano Costa

Anônimo disse...

Eu gostei muito do passeio no Rã Bugio, porque lá eu aprendi que os passarinhos não gostam de ficar em gaiolas,e quando você coloca mais um andar para o passarinho ele fica pulando e ele não esta feliz. Ele vai morrer mais cedo,
então se você tem um passarinho solte-o faça o bem.

Aluno:João Vitor Padilha Dos Santos.
Ano:7ºanoC
Escola:Caic Professor Mariano Costa.

Anônimo disse...

Nós achamos muito interessante,vimos que o pássaro não deve ficar dentro da gaiola,nós gostamos da brincadeira que fizeram com o Willian,Valter e as duas garotas:Bruna e Pamela.
Nós aprendemos que aquela floresta é secundária,pois a floresta já foi desmatada,pois os animais ajudaram na plantação da floresta.

Alunas:Tamara e Fernanda.
Ano::7ºC

Anônimo disse...

Gostamos muito do passeio ao Instituto Rã Bugio,nos vimos animais e árvores nativas da mata Atlântica.
Vimos uma cobra,um cágado e alguns pássaros.Os alunos aprenderam que os animais ajudam a plantar as árvores e por isso não devem ser presos em gaiolas.

alunos:Talyta e Gabriel Mello.
série:7°ano C.
Caic Mariano Costa.

Anônimo disse...

Esse passeio foi muito legal e interessante, descobrimos muitas coisas como que não é só das pessoas que plantamos a floresta os animais fazem parte também.Foi muito bom esse contato com com a natureza foi diferente pelo motivo de eles cuidarem daqueles animais deles cuidarem na natureza e mais.
Também aprendemos sobre as RÃS,te, muitas espécies de rãs tem grande,pequena,média de todos os tamanhos.
Agora sabemos muitas coisas sobre a floresta e um pouco dos animais.
Sabemos agora que não podemos maltratar
os animais principalmente os passáros eles devem ficar pelo ar voando livre, não presos em gaiolas.

Então estou dando esse depoimento para falar tudo que nós aprendemos.

Alunas:Bruna G. e Adriele C.
7º ano C.

Anônimo disse...

O passeio foi interessante porque nos ensinou a aprender sobre a mata Atlântica sobre os anfíbios que eles não fazem mal para ninguém e também nos ensinou os pássaros comem as sementes que fica no estômago do pássaro ele vomita e a semente germina esse passeio foi muito legal.

Cristiano Rocha 7 ano C

Anônimo disse...

O passeio de estudos foi muito interessante porque aprendemos muito com a natureza e com os animais, etc... Depois do passeio nós ficamos sabendo que devemos cuidar dos sapos ,rãs , pererecas e da natureza.
ALUNOS:Samuel e Leandro 7 ano

Anônimo disse...

Eu gostei muito do instituto rã-bugio,no começo entramos numa trilha e ela mostrou uma mancha vermelha que significa que o local está puro em relação ao ar.
Depois fomos para outra trilha e vimos uma cobra da água,vimos também os girinos dentro de uma folha e o incrível que de milhares de girinos 2 ou 3 vai passar para a fase adulta ou seja se tornar um sapo ou rã.

Anônimo disse...

Eu adorei as fotos do passeio,ficaram muito legais gostei principalmente dos desenhos sobre o instituto....
VALEU PROFE

NOME:MILENA
7 ANO C

Anônimo disse...

no instituto rã bugio foi muito legal nos aprendemos como cresce a mata,os animas o passarinho come sementes e deixa no seu papo passando o tempo ele vomita e cai na terra e ai cresce novas árvores.vimos um cagado foi muito legal .

Anônimo disse...

Eu gostei muito do passeio de estudos ao Instituto Rã-Bugio, porque lá nós aprendemos sobre a Densidade Demográfica da Mata atlântica, aprendemos que a Mata Atlântica é uma Mata secundária e que foi os animais que reconstruíram as árvores, eles que produzem seu próprio alimento e muitos mais coisas legais sobre a Mata Atlântica.

Aluno: Vinícius 7ANO C

franciete disse...

Quem ama cuida e nada melhor do que os animais para semearem suas plantas e árvores onde elas fazem falta adorei poder passear por aqui ao contacto com a Natureza.
Beijinhos de luz

Anônimo disse...

AÊ soraaaaaa vim deixa um recadinho,aproveita que to na minha amiga =p >Celine< conhece neh?

viu eu ali na foto no cantin?=D é nois mano =P

foi muito massa esse passeio =p

Tainá
7°C
14 anos aee \o/

piedadevieira disse...

Também tenho a mesma formação que você, coincidências ou não.
Bonito trabalho com a natureza.
Concordo com: quem ama preserva.
Beijinhos

Gládis Leal dos Santos disse...

Querida Mariza,

Vim matar a saudade um pouquinho. Como sempre teu blog é um exemplo de dediação e amor ao saber.

Beijo grande

Juliano Carvalho Bueno disse...

Olá Marisa!!! Obrigado pelo comentário do Juarez Machado...tb admiro ele como pessoa e como artista...Valeu,bejão!!!