20 de jul. de 2010

Parabéns para meus amigos e amigas.!!!!.


"Aves que vão em bando. Verso que segue verso nas rimas da vida.
Barcos que singram os mares até separados, mas sabem o porto onde vão se encontrar.
São assim os amigos que a vida me deu.
" Pe. Zezinho



Lendo o blog do meu amigo Amorim estava concordando com tudo e.... deparei com meu nome. Que presente lindo, bem no Dia do Amigo. Obrigada, Amorim , compartilho com meus amigos blogueiros.
Feliz Dia do amigo para todos

O DESEMPENHO DAS ESCOLAS PÚBLICAS (luizcarlosamorim.blogspot.com)

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br

Eu estava querendo falar dos exames que o governo faz com estudantes do ensino fundamental e de segundo grau para avaliar as escolas – na verdade avaliar a quantas anda a educação no Brasil – mas agora que saiu o resultado do Enem, vou mudar um pouco o foco.
A minha intenção, quando saiu o resultado, há pouco tempo, também, do exame dos alunos de primeiro grau, era comentar sobre as escolas municipais que assistem crianças dos primeiros anos do ensino fundamental, como a Hans Dieter Schmidt, de Joinville, que foi bem avaliada no último exame. Essa escola, como outras daquele município, sempre foram muito boas. Sei disso porque minhas filhas estudaram até o pré, na Hans Dieter, e tiveram um aproveitamento excelente. As professoras sempre foram muito dedicadas e competentes, apesar de não ganharem salários dos melhores. Aliás, quando fiz a faculdade, também via minhas colegas se dedicarem ao máximo, mesmo enquanto estudavam, para dar o máximo aos seus alunos.
Então saiu o resultado do Enem e as notas denunciaram, de novo, o baixo nível das escolas públicas, principalmente as estaduais. E este é o resultado natural, quando nossos governantes não investem na educação, assim como também não investem na saúde, nem na segurança. E então aparecem pedagogos, “educadores”, diretores disto e daquilo, dando desculpas esfarrapadas para as baixas notas das escolas públicas: “as escolas particulares tem melhores notas porque focam no vestibular.” Ora, as escolas têm que focar no ensino de boa qualidade, na educação. “Os alunos das escolas públicas são pobres, por isso não aprendem como os alunos das escolas particulares, que são de famílias com melhor poder aquisitivo.” Também não é desculpa, pois a escola deve priorizar o aprendizado do aluno, não a sua classe social.
A verdade é que os estados e municípios, os nossos governantes precisam pagar melhor nossos professores, para que eles não precisem dar aulas em duas ou três escolas e, por causa disso, não desempenhar bem a sua profissão em nenhuma delas. Prefessor é uma profissão essencial, que deve ser bem remunerada, porque prepara os adultos que vão estar à frente dos destinos de nosso país amanhã. Por isso devem ser qualificados e capacitados, e devem ser bem pagos para exercitarem seu papel de educadores com a maior eficiência.
Tenho visto o resultado do trabalho de professoras como Luciane S. Dalagnoli, da Escola Básica Plácido Xavier Vieira e de Marisa Schiochet, da Escola de Educação Básica Dr. Jorge Lacerda e do CAIC Professor Mariano Costa. Então sei o que a dedicação, a criatividade e a determinação podem fazer com essa nossa juventude que está florescendo, sei a educação de qualidade que pode ser exercitada, embora essas professoras não ganhem o que merecem.
Então não me venham dar desculpas bobas para o mau desempenho dos estudantes. O MEC andou mudando o sistema de alfabetização, por exemplo, na década passada, saindo de um sistema que sempre funcionou para um que até hoje é duvidoso. Há criança no terceiro, no quarto ano que ainda não sabe ler e escrever. Ao invés de dar subsídio ao professor para melhorar a educação, complica ainda mais. Ao invés de capacitar os professores, muda o sistema para colocar mais obstáculos para que se cheque a um bom resultado.
O Brasil precisa cuidar melhor da educação. Nossa educação está cada vez pior, mas não é culpa dos professores. Tínhamos esperança que a atenção para a educação melhoraria com o seu Lula, mas não foi o que aconteceu. Precisamos exigir de nossos políticos mais ações e mais investimentos no sentido de estudar com mais carinho nosso sistema de ensino e a forma de pagar nossos professores.

12 comentários:

Unknown disse...

Neste dia deixo este poema.

Os Amigos

Os amigos amei
despido de ternura
fatigada;
uns iam, outros vinham,
a nenhum perguntava
porque partia,
porque ficava;
era pouco o que tinha,
pouco o que dava,
mas também só queria
partilhar
a sede de alegria —
por mais amarga.

Eugénio de Andrade, in "Coração do Dia"

Beijinho querida amiga.

Unknown disse...

Amigo é aquele que está sempre presente.
Amigo é um presente que Deus nos dá.

Dora Regina disse...

Feliz Dia do Amigo Marcia!
Marcia, sou profissional da Educação e sei muito bem o esforço que o professor faz para trabalhar, o professor deveria ser mais valorizado pelos governantes e pela população.
Grande abraço!

Anônimo disse...

Há respeito do texto escrito por Luiz Carlos Amorim, assim como ele, eu também gostaria de parabeniza-lá Professora Mariza, pois, além de ótima Educadora éis uma excelente pessoa.
Sinto tua falta!!!

Beijo e um grande Abraço♥

de sua ex-aluna:
Franciellen Barbosa

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga

Hoje estou passando para agradecer
a sua amizade.
Amizade que torna a vida preciosa.
Que enche de cores as minhas palavras.
Que me faz ainda mais feliz,
com o afeto distribuído
a cada visita,
a cada comentário
e a cada palavra escrita
no livro dos meus dias.

Sua amizade me faz melhor.

AFRICA EM POESIA disse...

O mar e a Brisa...~~~


E é sempre bom encontrar-te no meu cantinho.
um beijinho e passa sempre por lá...

Anônimo disse...

Mais do que merecida...

Abraço de muita paz e alegria!!!

Regina Artes disse...

Oi Marcia, infelizmente temos muita coisa errada na educação...falta de condição aos professores é somente o péssimo começo para que o sistema não funcione...adorei seu blog....

reginadecoupage.blogspot.com

Beijo!!!

Unknown disse...

É minha amiga...a gente vê tudo, cada vez pior!

A educação deveria ser prioridade!

Gostei do texto!

Abraços

Lia
Blog Reticências...

Professora Lu disse...

Ando numa revolta tão grande com o sistema educacional. Cheguei a triste conclusão que a educação atualmente é sinônimo de índices, e índice por sua vez de $$$$$.

Beijossss,

Brasil Desnudo disse...

Boa tarde MARIZA!

Passei pra agradecer pela sua visita e por estar me seguindo.
Quanto ao descaso dos nossos governmantes, na qual remunera muitíssimo mal aos professores, acaba causando esse reflexo que vemos hoje.
Criaças e adolescentes sem nenhuma base educacional de valor. É um problema crônico, pois a Educação que deveria ser a base para um fururo melho para o país, fica sempre em último plano...
Meus parabéns pela belissima abordagem do tema postado..

MARCIO RJ

Anônimo disse...

Professora marisa,,
gostei muito do seu blog....
que pena que não pude postar aquele poema pois eu o perdi...
mesmo asssim deixo um big abraço para a professora e obrigado por lecinar tao bem para agente....
bjoooss..
aluno:Gessiel duarte farias 2°1
E.E.B Dr jorge lacerda..