25 de abr. de 2010

2 ª Parte : A Magia da Leitura





Urbanísticas
" Essas vilas de arrabalde com seus jardins bem arrumados, bonitinhos,comportadinhos...Mas por que não a liberdade de um matagal selvagem?
Por que não deixam ao menos a natureza ser natural?
Mário Quintana




Turmas:7ªC e D
Propuz : Vamos dar um colorido especial no livro Flecha Dourada. Resolvemos colocar atividades lúdicas. Deixaram aflorar a criatividade.








25 comentários:

Anônimo disse...

Eu achei o livro interessante, pois fala sobre curiosidades dos índios, como aprendem a caçar, plantar etc.
O livro Flecha Dourada é bem legal, pena que o começo foi bom, mas o final foi ruim.Fiz a atividade sobre o livro , ligue os pontinhos, entreguei para a Prof. Mariza e espero que ela goste,fiz com dedicação e carinho. Tomara que faça outro livro com um final feliz. Se tiver outra oportunidade farei novamente uma atividade para você. De sua admiradora.
Talita 7ª ano C CAIC Mariano Costa - JOinville SC

Anônimo disse...

Eu gostei muito do livro, achei interessante, criativo e legal, diz bastante da cultura dos índios. A única coisa que não gostei foi do final, ele é triste, quando for fazer o capítulo 2 espero que ele seja mais feliz.EU achei muito legal fazer as atividades, também acho que no capítulo 2 poderia colocar nossas atividades no livro. Essa é minha opinião.
Heloísa M. Lima
7ªC CAIC MAriano Costa - JOinville SC

Anônimo disse...

Eu gostei muito do livro Flecha Dourada e achei que o autor Luiz Carlos Amorim escreve muito bem.Na minha opinião a história ficaria mais legal se no final Flecha Dourada, não chorasse. E sim que os homens brancos fossem embora e levassem com a gripe e, a aldeia voltasse a ser como antes.
Achei muito interessante a ideia de fazermos atividades sobre o livro. gostei de fazer o Caça- Palavras, pois é uma maneira de nos divertirmos.
Jaqueline Blasius
7ª C CAIC MAriano Costa
Joinville - SC

Anônimo disse...

Eu gostei do livro Flecha Dourada porque fala como os índios vivem, bem diferente de como vivemos.Gostei do começo por que fala um pouco do Flecha Dourada. Pena que acabou com um final triste. Espero que tenha outro livro, e que tenha um final feliz.
Fizemos trabalhos sobre o livro. Eu fiz : Jogo dos pontinhos. Teve vários trabalhos lindos.
se tiver outro livro, vou ler
Tainá 7ª CAIC Mariano Costa
Joinville - SC

Anônimo disse...

Eu amei o livro fala sobre os índios, porque eu sou descendente de índios, só que o final foi um pouco triste, mas é isto que acontece na verdade foi isso que aconteceu.Eu não gosto muito de ler, mas minha mãe " puxa minha orelha" para eu ler. A prof. Mariza também, ela é muito legal.
Caroline de Cássia
7ª ano C CAIC Mariano Costa
Joinville -SC

Anônimo disse...

Leitura boa e eu fiz o Jogo de Memória com os personagens do livro Flecha Dourada.
No dia eu não estava, mas a prof. Mariza emprestou o livro para eu ler. Espero que o escritor faça um outro livro parecido com o do Flecha Dourada.
Wellington Matheus de Jesus
7ªC CAIC MAriano Costa JOinville SC

Anônimo disse...

Gostei muito do livro Flecha Dourada e das ilustrações. Somente o final que achei muito triste.
Gostei de fazer a atividade lúdica. Queria que Luiz Carlos Amorim, fizesse um outro livro do Flecha Dourada que tivesse exercícios como nós fizemos na sala de aula.
Tailine 7ªC CAIC MAriano Costa
Joinville SC

Anônimo disse...

Adorei a história porque conta sobre um pequeno índio que se chamava Flecha Dourada - o menino vivia numa floresta sem luz , sem roupa e sem ira para a escola.Ele adorava brincar nos rios mas nunca jogava lixos nos rios.
Os índios só matam os animais se é para comer, a sua tribo não tinha religião. eles não conheciam os homens da cidade.
Só que um dia os brancos foram até a tribo do Flecha Dourada e levaram a gripe e alguns morreram. Gostei de tudo - somente o final é muito triste.
Caroline 7ª D CAIC Mariano Costa
Joinville - SC

Anônimo disse...

Eu achei muito legal o livro e muito profundo. Fala sobre a vida de um índio que não gostava das coisas que o branco trazia. NO final ele chora, isso mostra que o índio gostava da vida mais antiga que ele tinha, eu preferia que o final fosse que o cacique expulsasse os brancos dali.
eu gostei de fazer a atividade e usar a minha imaginação.
Gustavo M. Lacerda
7 ª D CAIC MAriano COsta - JOinville SC

Anônimo disse...

Gostei pois mostra que o índio é feliz e quando chega o branco estraga tudo, envenenando a cultura deles.O Flecha Dourada ficou muito triste porque ele não sabia mais o que realmente era.
Eu acho que deveria mudar o final da história- Ele deveria acabar feliz e o homem branco ter saído de lá, aliás nunca deveria ter ido lá.
Carlos Cesar
7 ª C CAIC Mariano Costa JOinville SC

Anônimo disse...

Eu gostei muito do livro Flecha dourada, pois lembra muito os dias de hoje e, também porque é um livro interessante, educativo e legal, mas eu queria que o livro tivesse um final legal.
Eu também gostei da atividade que a professroa nos deu, foi muito divertida e diferente.
Niza dos Santos
7ª C CAIC MAriano Costa Joinville - SC

Anônimo disse...

Eu achei muito interessante o livro Flecha Dourada do escritor LUiz Carlos Amorim - queria que tivesse mais livros para eu ler todos os dias que eu tiver vontade. O final do livro foi triste e gostei de fazer a atividade na sala de aula.
Alisson A. Oliveira
7ª D CAIC Mariano Costa
Joinville - SC

Anônimo disse...

Eu achei muito triste o final.Queria que o Flecha Dourada tivesse conhecido outra tribo para ser feliz. OPs brancos confundiram os índios.
Mariana S. Irias
7ª D CAIC Mariano Costa Joinville SC

Anônimo disse...

Foi uma leitura interessante para quem leu, além das palavras bonitas eu acho que falava também sobre a amizade entre os índios. Ana Carolina 7ª D CAIC mariano Costa Joinville SC

Anônimo disse...

Foi superinteressante o livro flecha dourada, porque ele fala sobre um indiozinho e, o interessante é que os índios estão sofrenso por preconceito nos dias hoje.
Jéssica Noemi Schmidt
7ª D CAIC Mariano Costa
Jlle - SC

Anônimo disse...

Gostei muito da história Flecha Dourada pois ele conta sobre uma aldeia de índios e gostavam da natureza e, quando chegaram os brancos estragaram tudo. Pena que a história acabou com um final ruim. Eu queria que fosse um final feliz sem crueldade.
Bruna M. Da Maia
7ª D CAIC Mariano Costa
JLLe SC

Anônimo disse...

Gostei muito, pois fez pensar mais sobre os índios, fez com que eu fizesse refletir mais a história. A parte que mais gostei foi que ele ia feliz colher o alimento, pescar e tudo mais e gostei mais ainda foi o que o índio disse no final da história que foi que estava triste com a vinda dos brancos na nossa aldeia.A atividade que eu fiz foi um labirinto que para mim foi conforme a frase que eu fiz e entaõ mostrando como o homem branco chegou na casa do índio.
Eu aprovei esse trabalho pois valorizar os índios é uma bela consideração a eles.
Camila F. Ortiz
7ª D CAIC Mariano Costa
Joinville SC

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Gostei muito da história Flecha dourada pois no começo dizia o que eles faziam pra se sustentar e depois veio o homem e trouxe a tecnologia, mas Flecha dourada gostava da tribo dele como era. Queria que o final fosse melhor.
Ana Luiza
7ª D CAIC MAriano Costa Jlle SC

Anônimo disse...

Eu achei interessante a história pelo jeito que ela foi contada. Ele era um menini pequeno e estava aprendendo os costumes da tribo, para ele morar lá, tinha paz e amor.Passaram aluns dias e apareceram uns homens brancos que ofereceram uma garrafa brilhante com um líquido ardente( cachaça) e um canuto que botavam na boca e soltavam fumaça. Depois daquele dia a tribo não era mais a mesma , Flecha Dourada foi para a floresta e chorou.. Eu fiz uma cruzadinha e ficou muito dez.
Richard B. Mariano
7ª D CAIC MAriano Costa Jlle SC

Anônimo disse...

Eu achei muito interessante a história do livro e gostaria que o escritor LUiz Carlos Amorim, fizesse um Flecha Dourada 2, mas deixando o final da história mu pouco mais feliz.Eu também achei que o livro mostra a realidade que o povo branco acabou com a cultura dos índios - levando a eles :TV, bebidas, cigarros e etc... O Povo indígena gostou da novidade dos brancos, mas Flecha Dourada não gostou, pois gostava de sua maneira de viver como era antes e, era muito feliz.
Ellen C Vestino
7ª D CAIC Mariano Costa Joinville SC

Amélia Ribeiro disse...

Olá Mariza!

Ainda que não sigas o meu blog, há lá um presente quero partilhar contigo... dessa forma quero que participes da minha alegria... se o desejares leva-o... ficaria muito feliz...!!!

Um beijo.

Alma Inquieta.

Luiz Carlos Amorim disse...

Cada vez fico mais impressionado com os alunos da professora Mariza. Eles leram, interpretaram, fizeram atividades que eu gostaria até de incluir numa próxima edição de Flecha Dourada, pois valoriza muito a obra. E pelos comentários nos trabalhos com que me presentearam e aqueles postados aqui, vejo que eles têm consciência do mal que fizemos ao irmão índio, pois não gostaram que o final da história tivesse de ser o que foi. Eles sabem que apesar de não gostarmos, é o que acontece na realidade.
Parabéns ao CAIC Mariano Costa, por ter uma educação de excelente qualidade.
Grande abraço a todos
do Amorim

Anônimo disse...

eu achei muito legual, interesante porque eu também fiz o trabalho do flecha dourada.
também gostei porque no final foi triste.
profesoura te amo só que pena que
você não esta dando aula para nos
estou com muita saudades.
Aluno:Jhonatan Martins Agapito
7ºAnoC
CAIC Professor Mariano Costa
Joinville SC

Anônimo disse...

Querida prof.achei esse trabalho muito interessante,pois deixa a história de Flecha Dourada ainda mais legal.Quando tentamos resolver os desafios ficamos com mais intusiasmo para ler o livro.Parabéns pelo exelente trabalho.
Jaqueline Blasius
7ºc
CAIC Mariano Costa