26 de ago. de 2009

Gripe A – a informação ainda é o melhor remédio.



Nas últimas semanas, a multiplicação de casos suspeitos da gripe A e o aumento de número de mortes decorrentes do vírus fizeram a população ficar em polvorosa.
É necessário informar para as crianças, adolescentes e pais que é um vírus novo , que pode levar à morte , mas que, mais de 99% dos casos , a recuperação é tranqüila.
Na sala de informática vimos um slide com o tema: Prevenir é a melhor vacina (UFPR) e alguns textos extraídos do jornal Diário Catarinense, os alunos dos 6 ªanos A,B,C leram, debateram e produziram em sala.

Aprenderam que:
* Devem evitar ambientes pequenos com muitas pessoas e pouca ventilação;
*Que o uso de máscara é recomendado a quem está com a gripe A e as pessoas que terão contato com o paciente;
* Não precisa evitar a carne de porco - o vírus da gripe A, inicialmente chamado de vírus
de gripe suína , não é transmitido pela carne de porco. Os médicos garantem que o consumo de carne suína não traz nenhum risco à saúde de seres humanos.


* Poderá ir ao velório de vítima infectada. Vítimas da gripe A não transmitem o vírus depois de mortas. Por isso, não precisa deixar de ir ao velório ou ir de máscara. Mas é recomendado é que o caixão esteja fechado, para evitar que a pessoa toque no corpo ou em alguma parte da pele com secreção contendo o vírus H1N1.
Vimos que é prudente:



* Abrir as janelas em locais fechados- com a aglomeração de pessoas, é indicado abrir as janelas para permitir uma melhor ventilação.
* Lavar as mãos – sempre após o contato com locais de uso público, como corrimão de ônibus. Mas não é preciso fazer toda hora. È importante lembrar que a transmissão é por gotículas expelidas pela tosse ou espirro
* Usar o álcool gel para limpar as mãos antes de levar à boca é uma medida que pode evitar a contaminação.
* Andar agasalhado - o corpo resfriado faz baixar a imunidade do pulmão e aumenta as chances de contágio caso você tenha contato com alguém infectado. Por isso, é bom andar agasalhado em dias frios.
* Evitar compartilhar copos e talheres com outras pessoas (aqui a bendita garrafa de água que já recomendei) Lavar com água e sabão evitando assim a contaminação caso você use um copo usado anteriormente por alguém gripado.



* Ficar em casa se tiver os sintomas – É o ideal em caso de gripe, a 1ª atitude é procurar um médico e evitar o contato com os colegas de trabalho e de aula.
* Pessoas infectadas devem ficar em casa 7 dias de repouso após o aparecimento dos primeiros sintomas,ou até passar pelo menos 24 horas sem nenhum sintoma.
* Evite hospital- é desaconselhável visitar pessoas internadas por qualquer motivo. Caso seja muito necessário higienizar bem as mãos após a visita. O uso de máscara é aconselhado somente para visitas de pacientes com suspeita de gripe A.






6 comentários:

Anônimo disse...

Professora gostei muito do seu blog,achei interessante as
informações sobre a nova gripe.

PROFESSORA MARIZA EU TE ADMIRO MUITO,CONTINUE SENDO A PESSOA MARAVILHOSA QUE É.ABRAÇO.

escola:CAIC professor mariano costa.
aluno:Felipe Maisem.
série:6 ano B.

Anônimo disse...

oi professora gostei de seu blog tem muitas informaçoes sobre a gripe A.Professora queria que vc continue sendo essa pessoa maravilhosa e tenha muita saude e paz em seu coraçao.
beijus.

escola:CAIC professor mariano costa
aluno:Marcelo Dario
serie:9ªanoD BEIJOCAS

Anônimo disse...

aiin Professora muito fofinhos os vírus pequenininhos ali do vídeo, pena que esses vírus não são NADA fofinhos, aliás são fatais se não nos precavermos, mas não há motivos para pânico apenas PREVENÇÃO, HIGIENE, e CUIDADOS REDOBRADOS COM A NOSSA SAÚDE.

claro que você sabe né professora, que seu Blog é um ótimo instrumento para a informação e conscientização de todos! :)
Muuuuito buni *-*

Beeeeijos [/bem de longe por causa da gripe!
e saudades :x

[/volta logo pelo amor de DEUS! :*

Por: Mochilinha *-* [/Dai Benting.
2º5 - Jorge Lacerda.

Anônimo disse...

Professora Marisa,achei tudo muito interessante,entendi que ao espirrar com a mão na boca, até mesmo sem querer acabamos passando essas bacterias e ao chegar em casa lavando as mãos eliminamos todos eles e quanto mais espuma melhor vai ser........
LUCIANY DE FÁTIMA F.
CAIC PROFESSOR MARIANO COSTA
6º ANO C

Anônimo disse...

Achei o video muito interessante.Por que que mostra como pegamos o virus se não se proteger dele.È muito importante esse assunto sobre a influenza A (H1N1).Eu fiz um trabalho sobre o assunto comendado pela profª mariza.

Pamela Cristina 6º ano B
CAIC Profº Mariano Costa

Anônimo disse...

Nossa professora, eu nao sabia que poderia existir tantos viros e que eles poderia ser tao prejudiciais a nossa saude, ainda bem que temos a senhora para nos alertar um pouco mais sobre a gripe A.

Professora Mariza, eu gosto muito de tela como minha professora, eu nao sabia q poderia ter uma professora tao maravilhosa igual a senhora!!
mil bejos

escola:CAIC professor Mariano Costa
aluna:Maria Augusta Corrêa Borges
série:6º ano B