14 de jun. de 2009

Carnaval em pleno mês de Abril...

A convite do blog palavra aberta fomos dar a nossa colaboração com o tema proposto samba-enredo. Estudamos o gênero e com material em mãos fomos fazer a pesquisa: internet, textos, livros o mais utilizando “Viver Joinville”. O trabalho tornou-se animado no processo de criação .Não poderiam de deixar de exaltar os pontos turísticos de Joinville, pessoas importantes ou pessoas que despertaram a atenção deles.
Posso garantir que o pessoal empenhou-se tanto que, todos já cantavam nos corredores os sambas- enredo. Foi um aprendizado divertido.
Parabéns! Meus queridos alunos, a EEB Dr. Jorge Lacerda tem alunos empenhados em aprender.








No passado imperial

No passado imperial
No passado imperial
Quando os imigrantes aqui chegaram
Deslizando pelas águas cristalinas
Muita beleza encontraram

Refrão: construíram o hospital
E o terreno foi doado pela igreja
Que é a nossa catedral São Francisco Xavier que nos proteja.

Na beleza das flores
Perfume sentiram
Na sintonia da música
Um novo tom descobriram

Refrão: construíram o hospital
E o terreno foi doado pela igreja
Que é a nossa catedral São Francisco Xavier que nos proteja.

Todo 9 de março
Nascimento da cidade é comemorado
A festança rola solta com
Direito a marreco recheado


Daiane, Débora, Flávia, Kerollin
Jorge Lacerda série 205





Joinville tá aê


Desde os tempos mais remotos,
Joinville tá aê, ta aê, tá aê
Maior do estado
E dando trabalho
Pra quem quer viver.


Nas nossas escolas têm ,mais juventude
Nas praças,imaginação
Cidade bonita, alegre e feliz
Dando magia pra quem é daqui.

Fabiane, Jaqueline, Heloisa, Letícia
2 ano 4











Joinville Esporte Clube



Minha alegria de viver sou tricolor até morrer.

Defender meu time, Joinville estamos preparados.

Quero ver segurar a maior desse nosso estado. (2x)

Chegou a hora agora é nossa vez

Honrar as grandes glórias que teve início em 76

Certamente, 29 de janeiro onde o sul é brasileiro.

Feito de grande união de Caxias e América guerreiro

Foi pelo Brasil inteiro conquistando a nação.

E a torcida que ajuda, canta e grita.

Apoiando a subida a primeira divisão.

Quando esse tricolor entra em campo

No estádio inteiro bate forte o coração.

Presente nas arquibancadas, preparada para qualquer jornada.

Com o orgulho tricolor sempre no peito

Preto, branco e vermelho, conquistando espaço e respeito.

É a maior do estado, dito e feito,

(Refrão 2x)



Alunos: Peterson, Magnon, Willian, Anderson M.





Dona Frida



Lá vai dona Frida

Animando o povo

Com a balinha de goma

“eita” nós que gostosa

Nessa terra tão bonita

Ela veio pra alegrar,

No terminal cheio de gente

A alegria contagiar

Lá vai dona Frida

Animando o povo

Com a balinha de goma

“eita” nós que gostosa

Lá vai dona Frida

Com a balinha na mão

Contato entre os olhos

“eita” nós que emoção

Dona Frida, dona Frida

Joga bola sobre nós

É no terminal de ônibus

Todos ouvem sua voz

“Eita” nós.... dona Frida, dona Frida



Alyne Pereira, Franciellen Barbosa, Jéssica Pietro, Aline Cunha, Andressa, Susan

Série: 2ª 02



Música Dona Frida

Minha meninas são dez, pensaram em uma personagem de Joinville e escolheram a vendedora de guloseimas do Terminal de ônibus – depois de uma semana escutando o ensaio da música ( a turma já até sabia de cor a música), finalmente saiu o samba com direito a pesquisa sobre a Dona Frida . Vamos conhecê-la.
"Três por um passe,
quatro por um real"
GLEBER PIENIZ
Milhares de pessoas passam pelo terminal de ônibus do centro de Joinville, todos os dias. Frida Krause, 68 anos, desapercebida às vezes, é parte deste cadinho onde fervem pressa, motor, passe, sujeira, interesse. Há um ano ela pula de plataforma em plataforma anunciando "pipoca, torrone, bala de goma" numa vozinha tímida e inconfundível. "Três por um passe, quatro por um real" é a cotação das guloseimas que vende, recheio do saco que carrega de cima para baixo nos sete dias da semana, em todas as semanas do mês. "A minha aposentadoria não dá pra nada. É 50 de água, 50 de luz e já foi", calcula.
Pequeninha, mirrada, reclama de dor no braço desde que caiu enquanto cortava pasto para dar às galinhas. Quarta-feira, além de não vender muito, foi dia do ombro esquerdo se manifestar. "Preciso vender, sempre vendi, não dá pra ir pra casa. Hoje eu tomei um remédio, mas demora até sarar", explica. Nascida em Massaranduba, Frida estudou até a 3ª série e aprendeu com a mãe a vender "umas cabecinhas de couve". Nunca mais parou. Há 40 anos, quando chegou em Joinville, chegou a trabalhar em um hotel, mas logo se pôs a fazer fôrmas de bolo em lata e, de bicicleta, sair para vender. Mas isso é passado. Hoje ela está preocupada com o IPTU e vai com saco e grito para o terminal. "Pipoca, torrone, bala de goma".
"Com chuva, com sono, tem que vir. Venho todo o domingo porque tem menos vendedores. Até que dá dinheiro", diz a mulher, extrovertida. No terminal, Frida disputa espaço com um número que acredita chegar a 20 vendedores, muitos com o mesmo produto que ela tenta vender. "Dá uns 30 reais sujos por dia, mas tem que trabalhar das 9 da manhã às 9 da noite. Quando dá fome, como uma coisinha no bar e toco de novo". Espanta na vendedora - fala solta, gestos tão largos quanto os bracinhos alcançam - o otimismo e a alegria com que conta as coisas mais tristes.
Há 27 anos, foi abandonada pelo companheiro. Hoje, vive com um colega de profissão que está de cama. João Maria de Oliveira, o Índio, 54 anos, há três semanas foi assaltado em pleno terminal, mas conseguiu pegar o ladrão. Levou o larápio à delegacia mas, na saída, foi agredido pelos comparsas do criminoso. "Sangrava pelos olhos, pelo nariz e pelo corte. Parecia uma galinha que a gente mata", lembra Frida. "Levou sete pontos na cara". Além do casal, a casinha do bairro Floresta também é teto para o filho Paulo Sérgio, "28 anos mas meio ruim da idéia" e Marcelino, 17 anos, que "não tem pai nem mãe, mas trabalha fora".
"Tem moedinha, dona?" Lá vai dona Frida para a fila do ônibus, tentando trocar os passes por dinheiro, saco de doces ao lado do corpo. Às vezes dá sorte, outras, não. Mas uma pipoca sempre se vende. Frida diz que "a mulherada compra muito pros filhinhos" mas, infelizmente, o movimento tem caído. "Do ano passado pra cá mudou muita coisa. Esse ano tá muito ruim, tem dia que não dá nem vontade de ficar, mas a gente é obrigada". Pipoca, torrone, bala de goma são comida, roupa e contas pagas na casa de assoalho frouxo da dona Frida. Se são futuro, não sabe. "Vou trabalhar enquanto ainda tiver saúde. O que vamos fazer da nossa vida?.
( fonte Jornal A Notícia)
Valeu! Meninas vocês são Mara.............. vilhosas!!!
Parabéns, todos nos 2ª anos foram bem criativos e animados. A escola Jorge Lacerda respirou samba e muita cultura de Joinville. Amo muito vocês. Continue estudando e lendo. Acredto em vocês. Rumo ao sucesso!!!!!








A mais bela cidade



A mais bela da cidade

As mais belas flores são acompanhadas

Por mais belos amores.

Joinville que com todo amor nos adotou

E nos fez crescer, nos mais belos lugares

Nos ensina a viver,

Joinville tu és pura mesmo em horas

Escuras, a solidariedade se fez presente,

E nem mesmo uma enchente enfraqueceu

Nossos corações.

Solidariedade está no coração de toda essa gente,

Que vive sempre no momento presente.

Cidade que nos encanta, é a cidade da dança que nos faz brilhar.

Homens, mulheres e crianças

Unindo forças no presente e trabalhando

Pela gente e nossa cidade melhorar.



Priscila da Silva

Juliano Ganzer

Paula Vanessa Ramos

Claudionor

Camila Santos

2º ano 7


31 comentários:

Anônimo disse...

essa "proposta" do samba enredo, que a professora mariza propos aos alunos,foi muito boa alem de mecher com a imaginção, podemos ver Joinville de um modo mais divertido,
foi muito divertido as apresentações adorei .

franciele fortunato weise 2º3

Anônimo disse...

Franciele Dias Dick
2ºano02
Jorge Lacerda

O tema proposto do samba-enredo para nossa cidade de Joinville foi muito legal e interessante. No trabalho em dupla tivemos que por o nosso cérebro pra funcionar, criando uma música para Joinville, falando sobre qualquer coisa, mas que demonstra-se Joinville da forma realista de como ele é de verdade.
A música mais legal e bem escrita foi do 2ºano2, da "Doma Frida e do JEC", muito engraçado e divertido...
Falava sobre o que tem em nossa cidade e ao mesmo tempo faz com que as pessoas podessem acompanhar cantando. São duas músicas realmente bem legais que faz com que vemos a cidade de Joinville aonde há pessoas que aqui moram lutarem pela sua dignação contra qualquer tipo de obstáculos...

Anônimo disse...

aaaaaah eu curti demais isso, pois além de usar a musica, um conteúdo que a gente lá da sala ama, usou bastante a imaginação da galera em geral.
A professora usou bem o termo samba enredo, ensinou-nos um tempo antes como era, como fazia, e deu um tempo necessário para gente pesquisar e fazer todo o trabalho.

aluno: Willyan Bernardino
2º 02 - Jorge Lacerda

... disse...

Foi uma das melhores propostas já passada pela professora , porque propos aos alunos que criassem um samba enredo, em vez de apenas fazer uma paródia! Foi muito bom mesmo, todos tiveram a oportunidade de expressar suas idéias. As apresentações foram bem legais, e engraçadas.

PARABÉNS PROFESSORA (:

Aluna: Thamara 2ºano 4
Jorge Lacerda.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Ta ai uma maneira de aprendizado muito interesante para se usar em uma sala de aula,a galera gosta muito de musica,em geral todos os estilos,quando aparece uma proposta de trabalho dessa maneira todos se empolgam e vão soltando toda essa imaginaçao que existe dentro de nossas cabecinhas jovens e cheias de vida,a professora inicialmente nos mostrou como se fazia um samba-eredo,e pra ajudar o tema era nos alunos que escolhiamos (pois nos proprios videos mostram o estilo de cada aluno).O dia das apresentaçoes dos trabalhos foi muito divertido pois nos cantavamos junto com o grupo que apresentava na hora.Com maneiras simples agente se diverte e aprende ao mesmo tempo...e ainda da pra falar da nossa Maravilhosa Joinville.Abraços!!!

Mayra Macelay
2 ano 2
E.E.B.Dr Jorge Lacerda

Anônimo disse...

Essa é realmente uma maneira muito eficiente de aprendizado. Com essa proposta de trabalho a professora conseguiu unir o útil ao agradável, pudemos aprender e nos divertir ao mesmo tempo.
A proposta lançada era compor um samba enredo sobre algo relacionado a nossa cidade. Mas não pense que a proposta foi lançada e os alunos fizeram qualquer coisa! Muito pelo contrário. Primeiramente a professora nos deu uma introdução de 'o que é um samba enredo' e como deveriamos compor, depois cada equipe escolheu e pesquisou sobre um determinado assunto de joinville, e só então é que fizemos a música. E pode crer, foi um dos trabalhos mais interessantes que ja realizei e também muito prazeroso já que fazer músicas é um de meus hobby's!

'Parabéns pelo seu trabalho professora Mariza!!! Beijos :*

Munique C. da Silva 2°2
E.E.B. Dr. Jorge Lacerda

Anônimo disse...

Este trabalho foi muito interessante, pois conseguimos aprender de uma forma prazerosa. Quando a professora lançou a proposta de trabalho achei meio ruim e difícil, pois eu não sabia como fazer um samba enredo, mas nas primeiras aulas nós trabalhamos sobre o que era e como fazer. Após, descutimos com a equipe sobre qual tema nós iriamos trabalhar. Foi meio complicado na hora da apresentção, pois sou tímida, mas com a ajuda do grupo consegui superar.
Gostei das outras apresntações da sala, porque foi muito divertido e ao mesmo tempo importante, consegui aprender coisas novas sobre joinville, como por exemplo a história de Dona Frida.
Enfim, parabéns pelo seu trabalho, ficamos gratos por nos proporcionar esse tipo de trabalho!

Beijos e abraços!

Aluna: Nayara P. Ferreira 2°2
E.E.B. Dr. Jorge Lacerda

Anônimo disse...

O tema proposto do samba-enredo para nossa cidade de Joinville foi muito legal e interessante.As apresentações foram bem legais, e engraçadas.Quando a professora lançou a proposta de trabalho achei meio ruim e difícil.Foi meio complicado na hora da apresentção, pois sou tímidO, mas com a ajuda do grupo consegui superar.A música mais legal e bem escrita foi do 2ºano2, da "Doma Frida e do JEC", muito engraçado e divertido.Se eu tive-se pegado a letra da música eu tinha cantado um pouco mais o que eu cantei,foi muito divertido as apresentações adorei ... 'Parabéns pelo seu trabalho professora Mariza!!!
Anderson Machado Vila Nova 2ano2 E.E.B.Dr Jorge Lacerda...

Anônimo disse...

A professora MARIZA nos propos um trabalho: Samba-enredo, cujo tema era falar algo sobre joinville,pessoas, lugares,etc.....Ela nos monstrou como é um samba e como fazer.
Meu grupo estava unidos para pensar sobre o que de joinville iriamos destacar no samba-enredo,logo
pensamos em algo, que poucas pessoas dão importancia e reparam.....Dona Frida uma mulher guerreira que todos os dias esta lá, no terminal ganhando seus trocados vendendo balinhas de goma....
Então baseado nela fizemos o samba-enredo "DONA FRIDA", que como a professora havia destacado todos os alunos da nossa sala já sabiam a música e inclusive conheciam FRIDA...
Gostei de realizar o trabalho, mas confesso que antes não havia gostado da ideia de criar e cantar um Samba-enredo,no final saiu todo certo o pessoal gostou eu também...mais vamos falar serio ficou muito engraçado ...

Beijão Professora Mariza!!!
;*

Franciellen Barbosa
2º02
Jorge Lacerda

Anônimo disse...

A proposta do samba enredo,parecia ser facil,no começo para saber o tema tivemos que procurar muito com a ajuda da professora Mariza,achamos um tema bastante criativo,e ao mesmo tempo que a gente estava aprendendo sobre joinville ,a equipe se divertia num trabalho espetacular e importante..gosto muito dos tipos de trabalhos que a senhora aplica nos proprios videos comprovam que nao so depende da imaginaçao do professor e sim do aluno!adorei seu trabalho..continue assim

willian v. 2 ano 2
E.E.B.Dr Jorge Lacerda

Anônimo disse...

Bom, a proposta apresentada pela professora como os demais comentários, tem uma excelente finalidade. Não só incentivar os alunos a usufruir um pouco mais da capacidade de pensamentos, como também, a possibilidade de se interessar ainda mais pela leitura, música, toda essa variação da cultura.
Assim, podemos perceber diversas maneiras como nosso "olhar" sobre Joinville é interpretado. Focar em problemas ou soluções não seria a idéia ideal, mas sim apresentar ao "público" que temos uma cidade que apesar de tudo, devemos nos orgulhar. Essa é NOSSA Joinville!

Alunas:Renata Carolina e Jéssica Corrêa.
Série:2ºano7
Jorge Lacerda

Anônimo disse...

Esta atividade do samba enredo que a professora propos para nós foi uma coisa fantástica, pois ao mesmo tempo que estavamos fazendo a atividade,também estavamos se divertindo...foi uma maneira muito gostosa de poder compartilhar o nosso ponto de vista diante de nossa cidade.

Mas acredito que ela não deixou de observar a dedicação e a criatividade de cada um de seus alunos...

Adorei ....

Beijos
Aluna:Simone C. 2º2

Anônimo disse...

gostamos muito do sanba enredo das alunas e alunos espero
que fasao outro alunos:Maicon e Marcelo

Anônimo disse...

Os sambas enredo estavam bem criativos gostei de todos cada um fez um fez um tema diferente estão de parabéns.

NOME:LUANA

SERIE:9ºanoD

ESCOLA CAIC PROFº MARIANO COSTA

Anônimo disse...

Foi uma das melhores propostas já passada pela professora , porque propôs aos alunos que criassem um samba- enredo, em vez de apenas fazer uma paródia! Foi muito bom mesmo, todos tiveram a oportunidade de expressar suas ideias. As apresentações foram bem legais, e engraçadas.espero que há professora passe mais conteúdos assim porque podemos a prender há melhorar nossas escritas e aprender com nossos erros.
escola: Caic professor mariano costa
aluno: Diego Soares Nº10
professora: Mariza 9ºD

Anônimo disse...

O samba enredo que os alunos do segundo ano, da professora Mariza, nos trazem uma proposta de divulgar nossa cidade...Joinville.
De uma maneira cantada, uma maneira divertida, trazendo mais alegria ao falar de nossa cidade.
Os sambas ficaram com o conteúdo diferenciado, que chamou muito nossa atenção, pois lendo alguns percebemos que eles enfatizaram assuntos e pontos que não prestávamos muita atenção, tratando de Joinville.
Nós alunas do 9º ano da escola CAIC Professor Mariano Costa, estamos fazendo o mesmo trabalho e muitas idéias novas e diferenciadas estão surgindo.

Parabéns pelo blog professora, publica o nosso também (:

Das suas queridas bonequinhas...
Alessandra Pereira, Amanda Maurilio Rodrigues.<3

Anônimo disse...

Foi uma das melhores propostas já passada pela professora,porque aprendemos e ao mesmo tempo se divertimos com as musicas do Samba-enredo.

alunos:allan pires e samuel
serie:9°D

Anônimo disse...

É muito legal estes samba-enredo. Legal da DONA FRIDA, que fala da mulher do terminal, das balinhas de goma.Também é legal joinville tâ, aê.
Todos são bem legais.GOSTEI
Aluna: Aline Tuany.
CAIC Mariano Costa.
Joinville, Santa Catarina.

Anônimo disse...

Gostamos do samba enredo da dona Frida, ela é uma senhora lutadora e esforçada, apesar da idade não desiste e continua lutando por um dinheiro justo e necessário sem acabar nas ruas pedindo esmolas.

Carina de Souza Dias
Laysla Fernandes de Souza
Amanda Freitas

Anônimo disse...

Homenagear uma pessoa simples,trabalhadora e que não chama muito atenção foi,de uma certa forma,legal.Muito bom mesmo.

João Santiago
CAIC 9ºD

Anônimo disse...

Professora Marisa o que você vai propor a nóis alunos no terceiro bimestre,porque esse semestre foi um grande acontecimentos para todos os alunos,umas das coisas que você professora citou para gente como : a música,samba-enredo...e outros...Anderson Machado Vila Nova 2ano2 ...E.E.B.Dr Jorge Lacerda..Parábens

Anônimo disse...

c(:
Para a produção desse samba-enredo foi dada uma aula exclusiva para estudá-lo, falando de suas características, como devem ser formuladas suas frases, em geral como elaborá-lo. Quando a professora Mariza passou a proposta de escrevermos nosso próprio samba-enredo, pensei ‘Meuuu... Como a gente vai fazer isso?! Da outra vez era só pra fazer uma musica qualquer sobre Joinville saiu aquele funk muuuuito estranho, imagina fazer um samba-enredo!’. Porém aos poucos a professora foi nos mostrando o que tinha que ser colocado nele, a mensagem que deveria ser passada foi tirando nossas duvidas e começamos a elaborá-lo.
Fomos tirando algumas informações de um livro que fala sobre a nossa cidade, juntando com as nossas ideias, pegando um ritmo e colocando algumas rimas, pronto estava feito o nosso samba-enredo. E nem foi tão difícil como eu imaginava, depois teve a apresentação com direito a pandeiro e tudo HAHAHA, apesar da vergonha de apresentá-lo foi bem legal, um trabalho diferente, que fez nos usarmos nossa criatividade, usando ainda como base fatos reais que é a historia de Joinville. :D

Aluna: Débora Regina Gallo
2° ano 5
EEB Dr. Jorge Lacerda

Anônimo disse...

Ai Dona Mariza,se a professora soubesse o trabalho que toda a sala teve para fazer esse Samba-enredo!
HAHA!
Mas,gostamos de ter trabalhado essa proposta feita por você!Porque acima de tudo foi algo diferente do que tudo que já fizemos em nossa vida escolar!A gente pôde usar a imaginação e ao mesmo tempo,homenagearmos JOINVILLE!
Nos não curtimos muito samba,mas ,o melhor trabalho que eu vi no blog foi o "DONA FRIDA" muito engraçado!Acima de tudo queríamos parabenizar a professora pelo seu trabalho,que nos ensinou algodiferente e ao mesmo tempo descontraiu a nossa sala de aula!!!
Valeu Profª Mariza *-*

Renata e Sandro ,2°07,(Tarde)

Anônimo disse...

As músicas foram muito bem feitas,e isso serviu para destacar ainda mais o blog.Parabéns por esse projeto.

Felipe locks
2ano2

Anônimo disse...

Achei que o tema samba-enredo não foi um dos melhores,não gostei de trabalhar desta maneira,simplesmente porque não gosto de samba,e pelo que entendi a minha apresentação não foi uma das melhores,e tenho certeza de que pela afeição de minha professora, foi o pior,devem estar se perguntando porque de tudo isso,bom vou explicar,no meu caso busquei olhar o tema samba-enredo por um outro lado,porque não gosto de mentir,fiz um samba-enredo sarcástico,e não usei o ritimo do samba,busquei algo mais moderno,acho que apenas por ter o nome samba-enredo não quer dizer que tenha que ser nescessariamente samba,como critiquei isto na aula da professora Mariza ,acho eu, que ela por sua vez não tenha ficado contente com a miha critica,mais não me importo,porque gosto de expor o que penso,não gosto de mentiras,critico quando nescessario,ou ate mesmo me calo.Por este fato não gostei de trabalhar samba-enredo.

Anônimo disse...

Achei que o tema samba-enredo não foi um dos melhores,não gostei de trabalhar desta maneira,simplesmente porque não gosto de samba,e pelo que entendi a minha apresentação não foi uma das melhores,e tenho certeza de que pela afeição de minha professora, foi o pior,devem estar se perguntando porque de tudo isso,bom vou explicar,no meu caso busquei olhar o tema samba-enredo por um outro lado,porque não gosto de mentir,fiz um samba-enredo sarcástico,e não usei o ritimo do samba,busquei algo mais moderno,acho que apenas por ter o nome samba-enredo não quer dizer que tenha que ser nescessariamente samba,como critiquei isto na aula da professora Mariza ,acho eu, que ela por sua vez não tenha ficado contente com a miha critica,mais não me importo,porque gosto de expor o que penso,não gosto de mentiras,critico quando nescessario,ou ate mesmo me calo.Por este fato não gostei de trabalhar samba-enredo.

Aluna:Karine Cristine Floriano
Série:2°3
E.E.B.Dr.Jorge Lacerda

Jéssica Pietro Belli disse...

Aá eu gostei muito de fazer este trabalho sobre o samba-enredo.No começo achei que não ia ser legal ,mas nós acabamos alem de aprender sobre o conteúdo nos divertindo muito.
Fizemos a proposta sobre a Dona Frida,uma pessoa muito humilde e batalhadora ,que muitas vezes passa despercebida,mas que faz parte da historia da nossa cidade.Afinal quem nunca viu Dona Frida em algum terminal da nossa cidade ?É pra deixar historia mesmo. (:

Bom basicamente é isso ,amei fazer o trabalho,contar a historia de Dona Frida,e apresentar para a classe com o meu grupo .

Beeijaão Profe ;**

Nome:Jéssica Pietro Belli
2º ano "2"

Jorge Lacerda

Unknown disse...

Josemara: 2º2
Jorge Lacerda

Ter feito o samba enredo nos proporcionou maior conhecimento de que é um samba enredo e termos a oportunidades de criar e cantar o nosso próprio, de assistir os alunos tendo suas ideias e opiniões vendo as coisas pelo um lado bonito e positivo, ainda de ternos proporcionado uma aula diferente, gotosa de assistir. Cada canção era um ritmo diferente, assuntos, letras e opiniões diferente, pois o tema era nos próprios que decidíamos o que foi melhor para termos o direito de escolher o assunto que quisermos e não a pressão de fazer algo que não gostamos , isso que nos deixou mais à-vontade!
Os sambas enredo que eu mais gostei foi do Jec e da dona Frida, pois foram muitos criativos, e prazeroso de se cantar...
Todos tiveram uma participação, seja na escrita da canção, ou até, mesmo cantando-a o que valeu mais a pena a ser discutido esse assunto, pois muitos trabalhos nem todos participam diferente desse!

Anônimo disse...

Sem duvida alguma a musica e uma otma forma de aprender.Leva as pessoas a aprender a historica com uma arte que todos gostamos dependo do estilo que mais gostamos de houver.

Geisa Mayara Da Silva
E.E.B.Dr.Jorge Lacerda.

Anônimo disse...

Adorei fazer o samba enredo, confesso: aulas diferentes são TUDO! (:
foi complicadinho fazermos com que rimasse as estrofes e os versos porem modestamente, ficou MAARA o nosso!
Aliás todos ficaram maravilhosos, afinal a música contagia e nos cativa de tal maneira que produzimos trabalhos surpriendentes :D
Só não gostei muito da parte de gravar :/ [morro de vergonha!
mas tudo pelo bem de uma bela e boa aula produtiva! *-*
Beeijão Profª seu Blog continua MAARA :D

Daiane Benting | 2º ano 5
Jorge Lacerda