9 de mai de 2009

Projeto encontro com o escritor e o leitor

Encontro com o escritor Júlio Emilio Braz com seus leitores alunos do EBB Dr. Jorge Lacerda

Este projeto tem o objetivo de intensificar a formação de leitores críticos. Aproximar o escritor ao leitor.

Justificativa A função da escola e propiciar ao aluno caminhos para que aprenda de forma consciente. O ato de ler como forma de transformação.

Pré- requisito

Leitura de uma obra do escritor (Júlio Emílio Braz)

Você precisa de
Material para anotação
Material para confecção do trabalho da lembrança para o escritor


Como fazer


1- Formem grupos de 3 ou 4 alunos
2- Escolher o presente e justificar o porquê de dar aquele presente.
3- Confeccionar ou comprar algo simbólico que faça o escritor lembrar de Joinville e de seus leitores joinvilenses.
4- Registrar como foi o encontro com o escritor (positivos e negativos se ocorreu) data do encontro durante o dia 7 de abril de 2009 , na Feira do Livro em Joinville
5- Conclusão pela exposição oral e escrita



Alunas Daniela monteiro
Jéssica Bernardes Bento
Jean Augusto Wilke Ricken
2 ªano do Ensino Médio 01
O que fizemos
Um porta-retrato com duas chuteiras e uma bola de futebol com o símbolo de Joinville.Para que ele sempre possa lembrar de Joinville.
O dia da entrega

Quem levou até a feira do livro o presente foi a aluna Jéssica, primeiro ela deixou o presente com o segurança mas,encontrou a prof .Mariza que fez ela entregar pessoalmente o presente. .Para a Jéssica parece ser um homem muito inteligente e educado pelo pouco tempo que falou com o escritor. Falou que iria abrir todos os presentes em casa com carinho. O presente foi entregue às 19horas no dia 7 de abril na praça Nereu Ramos , local da realização da feira do Livro – antes da palestra dele.

Alunas~Dayane Sabino da Silva
Kelly Cristina Sardanha
Maria Jandira

No dia 07 de abril, fomos até a praça Nereu Ramos ás 19 horas para entregar para o escritor e palestrante Júlio Emílio Braz.
Compramos um chaveiro para que ele nunca esqueça de Joinville e nem dos que lêem suas obras.
Não encontrando o escritor entregamos para a organizadora Suely Brandão.



Alunas: Bruna, Gustavo, Katherine, Maria Eugênia, Samantha, Tainara


Demos de presente um quadro com a foto do pórtico de Joinville e uma toalha de rosto bordada com o nome dele.



Alunos:Andrey João, Valmor, Diogo, Jéferson, Douglas B, Ronaldo , Aroldo

O presente foi um porta- retrato para que ele colocasse uma foto de nossa cidade.
Nosso objetivo é que ele nunca esqueça da nossa cidade e principalmente do nosso time o JEC
O nosso presente foi entregue no dia 07 de abrill ás 19 horas.


Alunas:Amanda, Ariane, Débora, Jusssara

A Feira do livro tem como o objetivo nos oferecer mais conhecimento é para todas as idades , fazendo melhorar a leitura o aprendizado e o interesse pelos livros. Se você não tem o costume da leitura e passa pela feira e acha interessante acaba envolvendo-se no mundo da leitura.
A lembrança de Joinville para o escritor foi um porta- retrato e um cartão, onde ele poderá registrar como esse dia foi marcante para nós.
A Feira do livro nos ofereceu a palestra com o escritor ´conhecemos melhor ele e vimos seus livros.

Alunas~ Dayane, Jéssica, Jean, Thayse, Ana

Nós presenteamos com um porta-caneta e um porta-clips, pois ele é escritor e o presente será útil
Presente foi entregue dia 7 de abril pela aluna Jéssica Bernardes que foi até a feira e entregou por nós.

Série 2 ano 02
Resolveram fazer dois grupos

Grupo 1

Aline R, Simone, Jéssica M
William V, Luciano, Luan, Josemara, Franciele, Anderson,

Fizemos um quadro contendo uma mensagem trilhas da vida. Tiramos fotos que foram coladas em Cd e mais um porta- retrato com a foto de todos do grupo- no quadro estava escrito o nome da escola, ano, série cidade.

Infelizmente apenas somente duas pessoas estavam disponíveis para entregar o presente : Simone e Aline.
Ao chegarmos no local encontramos a prof. Mariza e ele não havia chegado, após muita espera ficamos sabendo que ele ainda estava no hotel, então pedimos para a Beatriz( uma das organizadoras) se podíamos acompanhá-la até o hotel e assim fomos . Ao chegar tiramos fotos e ajudamos a trazer alguns livros até a Feira .
vimos e sentimos que ele é uma pessoa muito simples, simpático e de muito carisma.adoramos ter essa oportunidade , pois se tornará inesquecível para nós, não esquecendo a feira estava muito boa, organizada e sendo muito privilegiada com a presença de Júlio Emílio Braz. .
P.s As fotos enviamos por cd para a Prof,


Grupo 2
O objeto escolhido pelo grupo foi uma camiseta estampada com a foto dos integrantes,e seus nomes e o nome da escolas.decidimos presenteá-lo com a camiseta , pois é uma forma de lembrança dos alunos dessa escola e assim incentivar o escritor.
Foi uma experiência bem interessante, pois visitando a feira , nós tivemos a oportunidade de conhecermos melhor o escritor e presenteá-lo.
No início ficamos com um pouco de vergonha de entregar o presente – não conhecíamos o escritor( somente as obras) não sabíamos o que falar, porém encontramos a prof .que nos orientou como chegar até ele.
O escritor é uma pessoa muito simples, simpáticoe nos deixou bem á vontade para falarmos e perguntarmos.
Nós pensávamos que ir á Feira seria uma experiência chata, mas foi ao contrário achamos tudo interessante e nos incentiva a cada vez mais a ler.
Enfim, está visita foi algo bastante prazeroso e importante para nós, por meio dela pudemos ver que a leitura é essencial para a nossa cultura. E vimos vários livros com assunto que nos foi de grande valia.

2 ano 03


Alunos : Marco, Renato, Gerson
Entregar um livro para o escritor é um privilégio para poucos, é uma emoção indescritível- seria um marco para a nossa vida, incentivando a escrita e principalmente a leitura.
Muito obrigada prof. Por essa iniciativa á leitura que é fundamental para nós.Ler também é um exercício. .. Leia!

Alunas Karine, Lucas, Jossinara, Rodrigo

Ao criar esse trabalho tivemos em mente a idéia de fazer algo simbólico e ao mesmo tempo divertido. Criamos um calendário com uma foto de nossa equipe para que o caro escritor, pudesse lembrar desse momento junto com essa lembrança enviamos um cartão e um pacote de chocolate- simbolizando a Páscoa. Foi gratificante e ao mesmo tempo constrangedor, pois não fomos bem recebidos e percebemos como é péssimo a educação das pessoas-infelizmente não tivemos contato com o escritor. Esperamos que ele tenha gostado da lembrança.

Priscila, Vanessa, Joicy, Franciele, Luan
Nós decidimos dar uma caneta e um cartão para ele lembrar de nós e de Joinville.
A entrega do presente foi feita no dia 07 de abril - entregamos pessoalmente e, conversamos ele agradeceu.E não tiramos fotos.


Lethicia M, Tais, Lucas L, Jean

Nosso presente foi um CD contendo os pontos turísticos de Joinville e com imagens da escola e nossas.

Alunos:
Bruno, Schwartszeneger, Mayara

Resolvemos dar esse presente e um cartão que não é muita coisa , só para ele lembrar de nós .
Entregamos o presente para ele , não diretamente pois não conseguimos vê-lo. Foi um presente simples, mas foi dado com muito carinho e amor.
A Feira foi muito interessante passamos conhecer mais os livros e descobrimos que a leitura é muito importante para nossa vida.

Letícia, Maristela, Carla, Francine, Rafael

Nosso presente foi um chaveiro com o desenho de Joinville( rua das Palmeiras) .Cada vez que olhar vai lembrar de nós.Entregamos para ele e falamos que era um trabalho da escola, agradeceu e fomos embora.


2 ano 204


Karolin, Jenifer, Vandhianara, Geisa
A lembrança que fizemos foi o tipo de uma carta- rolo- só que havia muitas cartas, desenhos, mensagens sobre Joinville, mensagens para ele, poemas, versos....
Ele poderá guardar para o resto de sua vida e quando ler vai poder refletir sobre aquilo que escrevemos e vai lembrar de nossa cidade por causa dos desenhos e das histórias que fizemos.
Aluna Gabriela, Thamara, Fabiane, Jaqueline
UM cartão com fotos nossa..Ele foi muito simpático e aparentou meio perdido com tantos presentes. Nos agradeceu muito e falou que estava muito feliz por estar em nossa cidade.


Elaine, Mayara, Gustavo

Nós fizemos uma carta-rolo, onde havia a história e as características de Joinville. Fizemos também um CD com o Hino de Joinville e adicionamos fotos dos pontos turísticos de Joinville.
E por último um ovo de chocolate , pois o chocolate é uma das melhores coisas da vida.
Infelizmente , não conseguimos falar com o Júlio pessoalmente e dar a lembrança. Entregamos para uma das organizadoras. Ela foi muito atenciosa e nos recebeu muito bem. Foi uma experiência muito boa.,



Tatiana, Amanda, Danielle, Helena


No dia 07/04 fomos entregar a lembrança ao escritor, chegando lá ele não estava entregamos a um Segurança que estava aguardando em um caixa para entregar tudo ao escritor.
Demos uma volta pela feira do Livro, olhando, pois o dinheiro era pouco. Às 19h 30min quando iria começar a palestra vimos o escritor e a professora ficou insistindo para nós irmos até elel.Depois de muita coragem e deixar a timidez de lado fomos e falamos um oi! E que estudávamos no Jorge Lacerda nos apresentamos e ele foi muito gentil. .
O presente foi uma bicicleta com uma cestinha de flores( artesanato) Joinville é a cidade das flores e das bicicletas, para toda vez que vê a bicicleta com as flores lembrar de nossa cidade de Joinville.



2ª ano 07 (Turma que recebeu a visita do escritor )
Alexandre Bianchi e Alan Silva

Estávamos com grande dificuldade em elaborar para presentar , então resolvemos dar um cartão postal com a imagem da Rua das Palmeiras.
O presente foi entregue com um dia de antecedência no período da tarde para a organização da Feira do Livro, pois foi o único tempo disponível para ir a feira.
Tendo a presença do escritor em nossa escola foi muito bom, percebendo a presença dele mesmo e não de um personagem. Despertou em nós o espírito de reflexão é muito carismático com seu público e demonstrou interesse na opinião e pensamento do jovem.
Foi verdadeiro e não esnobe.

Priscila Silva e Talita Fernandes

Fizemos um cartão com imagens de Joinville ( colagem)Para lembrar dos alunos e de Joinville
Nós adoramos a visita do escritor , pois foi muito bom ter a presença dele em nossa escola.
Ele é um escritor muito especial. A frase que ficou foi “ O marido da mulher é o trabalho” – Júlio Emilio Braz

Suelen e Lisiane

Fizemos um cartão com uma flor pintada para mostrar que Joinville é conhecida como cidade das flores. Foi um cartão simples com dedicatória simples, mas de coração.O nome da lembrança foi Joinville, cidade das flores.
Entregar o para o escritor foi um pouco frustrante para nós- não conseguimos conversar com o escritor.

Letícia, Jéssica, Thamires, Laiane, Bruna Renata C.
2 ano 07
Nós elaboramos um cartão com fotos dos pontos turísticos de Joinville e uma mensagem bem bonita sobre otimismo.. resolvemos presentear com o cartão , pois gostaríamos que ele voltasse a Joinville e ficasse claro, que nós o admiramos sua força de vontade, sua fome de justiça de querer um futuro melhor para aqueles que necessitam.
A visita em nossa escola foi um momento único e será guardado em nossa memória.
Lembranças. Ele é muito espontâneo, divertido,querido..Ele nos cativou com seu jeito de ver a vida .


Renata V., Sandro, Camila, Bruna M, Najara 2ª 07


Primeiro nós discutimos em nosso grupo e decidimos pesquisar na internet todo o conteúdo. Estávamos meio sem saber o que dar a ele, foi quando tivemos a idéia de presenteá-lo com um simples papel, mas que ali continha a mais bela homenagem para um turista e acima de tudo uma pessoa especial que nem o escritor. Hino de Joinville e uma foto de Joinville..
Foi uma experiência inusitada! Nunca neste mundo pensamos em ter a possibilidade de ter um escritor tão perto de nós em nossa sala de aula( Foi o máximo)
O Júlio cativa os jovens em apenas alguns minutos de conversa ou melhor ele é uma pessoa adulta , mas com mente jovem.
Que Deus continue abençoando para que ele possa escrever sempre.

14 comentários:

Anônimo disse...

Olá professora Mariza!!!
Gostaria-mos de parabenizá-la por este trabalho que foi bastante significativo para nós,pois tivemos a oportunidade de conhecer um escritor importante de nossa literatura. Jamais esqueceremos do dia em que fomos visitar a feira do livro e entregar o presente ao Julio Emílio Braz, foi muito marcante.
Obrigada por nos proporcionar esse trabalho!

Alunas: Mayra Macelay
Munique C. da Silva
Nayara P. Ferreira

Série: 2º2

E.E.B Dr. Jorge Lacerda Jlle-sc

Thamara disse...

Professora Mariza!
O teu blog continua espetacular, que continue assim.
E saiba que o teu trabalho foi bastante importante para o nosso conhecimento, e só faz pegar mais gosto pela leitura infanto juvenil.Foi muito marcante essa vida dele a nossa cidade.
Apenas tenho que te agradecer por ter nos proporcionado esse momento.

Aluna: Thamara 2º ano 4
E.E.B Dr.Jorge Lacerda.

Anônimo disse...

A sora... muiiito legal os trabalhos dos OUTROS alunos!
E o nosso?
Cadê?
Não vi NENHUM do 2º 5 (tá que a gente é uma sala 'morta' mas a gente fez!) Hahaha!

Mas mesmo com a ausência dos nossos trabalhos, os outros ficaram muito bons! (:


Daiane (mochilinha) e Débora.

Anônimo disse...

O Professora aquela apresentação para cantar não é o meu forte mas fiz um esforço ai ouve que deu né...Parábens por ser uma professora tão legal....Seu blog tá muito legal eu observei vc no mirante que a foto está mostrando.....Aluno:Anderson Machado Vila Nova 2ano2...Jorge Lacerda...Parábens

Anônimo disse...

Oi professora...

Queria te dizer que a idéia de trazer o escritor Júlio Emilio Braz aqui pro colégio foi ótima, pois incentivou mais a leitura dos alunos, e ler é ter sabedoria, e sabedoria nunca é demais.

Obrigado!!!!

Aluno: Marco Antonio de Souza

E.E.B Dr. Jorge Lacerda jlle-sc

Romário disse...

Boa tarde profª Mariza
Foi um trabalho muito interessante apesar de nós termos ficado só na expectativa(já que não o fizemos), deu pra perceber só pelas fotos que o Júlio é uma pessoa muito comunicativa e simpática e essa interação pode despertar o interesse pela leitura cada vez mais, já que os leitores podem conhecer o autor e grande escritor que é o Júlio
Parabenizamos você professora por mais este trabalho :)
Romário de Souza Coelho
Alerson Rodrigues
2°EM 5
E.E.B. Dr Jorge Lacerda

Anônimo disse...

Escola Jorge Lacerda
2ºano 2

Franciele Dias e Josemara

Gostamos e admiramos seu trabalho professora Mariza, pois acreditamos que uma aula com muita leitura de vários bons livros, acaba incentivando os alunos a ler mais e entender o porque ler é importante!!! Lemos sim alguns livros e estamos sempre querendo ler mais....

Anônimo disse...

Oi,professora!
Esse trabalho foi muito importante para
nós,pois estimulou a nossa criatividade.E não é sempre que temos a oportunidade de conhecer-mos um escritor famoso.
Maiara Mafessolli e Cheucy do 2º ano 3.
EEB Jorge Lacerda.

Anônimo disse...

Foi uma experiência incrivel receber Julio Emílio Braz em nossa sala de aula. Fomos literalmente pegos de surpresa! Ele é muito cativante e simples, foi muito legal recebe-lo em nossa escola.
Letícia Caroline Paul
2º ano 7 - vespertino
Jorge Lacerda

Anônimo disse...

Foi muito interesante essa esperiencia,foi encrivel!
Gostamos muito deste trabalho foi muito marcante, pena que o júlio nao foi em nossa sala de aula,mas foi muito enteresante e nos motivou a ler os livros dele.
E parabens pelo seu premio!
Alunos:Ronaldo M.kloppel Jr.
Jeferson A.Mariote
2ºano 02 matutino

Anônimo disse...

Foi muito interesante essa esperiencia,foi encrivel!
Gostamos muito deste trabalho foi muito marcante, pena que o júlio nao foi em nossa sala de aula,mas foi muito enteresante e nos motivou a ler os livros dele.
E parabens pelo seu premio!
Alunos:Ronaldo M.kloppel Jr.
Jeferson A.Mariote
2ºano 01 matutino

descupe eu coloquei o nº da sala errado! e 2º 01

Anônimo disse...

'- Acheii super legal da parte do Julio tem vindo visitar o colegio, pelas fotos podemos ver o quanto ele é simpatico e atencioso, pena que ele não veio de manhã, pois assim teria o conhecido. Até fui a feira do livro entregar a nossa lembrança mais ele nao se encontrava,espero que tenha recebido e gostado foi simples mais com todo o carinho.

Aluna:Débora R. Gallo
EEB.Dr Jorge Lacerda
2 ano 5

Anônimo disse...

Legal!!!!! saber que existe escritor que sempre está ao lar. do leitor. Quem lê vai mais longe. Ler é uma aventura maravilhosa.
Matheus Silva
Joinville SC

Anônimo disse...

O projeto foi muito bom.
Adorei ter em nossa sala de aula O escritor Julio Emilio Braz. Este dia ficará guardado em minha memória por muito tempo... Ainda mais ganhei um livro dele!!!
Espero que mais escritores venham para nós conhecermos.
Jéssica Corrêa
2º ano 7 - vespertino
Jorge Lacerda