9 de ago. de 2008

Visita ao Museu de Sambaqui

Saída da escola

A 5ª série E no dia 8 de agosto de 2008 participaram do Projeto: O homem Sambaquiano e sua Tecnologia. Saímos do CAIC Mariano Costa ás 13h 30min - uma festa no ônibus, quando chegamos ao Museu de Sambaqui fomos recepcionados pelo Gerson Machado e os estudantes de Pedagogia e História. O Gerson fez as devidas explicações e dividiu em grupos – cada grupo recebeu uma caixa com determinada cor e foram descobrir através de pesquisa dentro do museu para que eles utilizavam aqueles objetos e ossos. A experiência foi interessante os grupos com sua caixa procurando dentro do museu um osso ou objeto parecido para explicar se os sambaquianos utilizavam a tecnologia ou não? Explicação pelo monitor

Fomos para hora mais esperada - o lanche foi uma festa o Eduardo guloso levou guaraná de um litro e reclamou de eu tomar um pouco do “ refri” dele( brincaderinha...)

Grupo da caixa verde - pesquisando sobre o conteúdo


Retornamos para o auditório para os grupos apresentarem as conclusões que eles chegaram .. Aprenderam de uma maneira descontraída com as explicações de seus colegas de sala de aula compartilhadas pelo monitor. Aos poucos foram formando suas conclusões- entre sambaquianos e índios que tinham sua forma de usar a tecnologia através de suas necessidades iam fabricando do artefatos para melhorar e facilitar a vida..

A recepção no auditório


Após as apresentações – Gerson passou slide para últimas explicações – Os sambaquianos viviam quase sempre muito próximos aos grandes cursos d água, eram canoeiros e pescadores. Sua vida e seus hábitos alimentares estavam voltados , principalmente, para o ambiente litorâneo do mar, praias e mangues, mas também em morros próximos. E que o sambaqui é resultado da ação das antigas populações que até de 5 mil anos atrás já ocupavam as regiões mais secas junto aos manguezais). Aqui em Joinville temos 40 sambaquis e precisam ser preservados por nós. Após terminar, expliquei para o Gerson que eles já têm uma idéia de preservação e amor aos sambaquis e mangues , pois irão dar continuidade ao trabalho sobre a preservação do mangue e sambaqui em historinhas em quadrinho com participação do Menino Caranguejo -ambientado no Caieras e no Bairro Adhemar Garcia .

Pesquisa do uso da tecnologia pelos sambaquianos


O nossa tarde foi muito proveitosa e alegre, enfim a escola cumpre o seu papel de ensinar para vivermos em comunidade.

Conclusão da pesquisa

21 comentários:

Anônimo disse...

Oi profª
Fala sériO o nosso passeio foi muito bom e proveitoso...
Apesar de eu não ter ido com você...Porque estou na 5ªD e fui com a profª Mari de História, mesmo assim foi muito legal...
Dentro do ônibus fizemos uma festa mesmo...Cantamos,pulamos...
Foi uma verdadeira festa,ahhh não podia esquecer de duas coisas, Uma q batemos bastante fotinhos, e outra q aprendemos mais...Com tudo oq vimos!!!

BjO
Aluna:Heloisa
Série:5ªD
Escola:CAIC Profº Mariano Costa

Anônimo disse...

Meu nosso passeio estava muito legal. Eu fiquei fassinada com tanta hístória e tanto osso meu muito divertido desse passeio podemos tirar bons proveitos! Aprendemos muito CONCERTEZA !!!

aluna:Camila
Série:5ªD
Escola:CAIC Professor Mariano Costa

Unknown disse...

Maria Gabriela Souza da Silva
EEB "Dr. Jorge Lacerda"
Joinville - SC
8ª série 2


Que legal que foi esse passeio, jein professora!!! Gostaria de visitar o Museu de Sambaqui também... quem sabe um dia terei oportunidade...

Anônimo disse...

Nossa o passeio foi ótimo!
Aprendemos um monte de coisas legais!
Vimos como eram os adornos,vimos como eles pescavam!Nós tivemos q descobrir ossos!Foi muito loko!
Meu profª a conscientização sobre o uso da camisinha está dez!
Parabéns pelo blog ta um maximo!
Aluna:Lara
Serie:5ªD
Escola:Caic Profº Mariano Costa

Anônimo disse...

oi profª o nosso passeio foi muito legal eu nao fui com voce mas mesmo assim foi legal eu aprendi que tecnologia nao e so esses aparelhos eletronicos e que os sambaquianos tambem tinham as suas tecnologias mesmo nao sendo eletronicos e tambem aprendi como eles faziam para polir a pedra sem aparelhos eletronicos somente com agua areia e uma pedraeu fui com a profª Jecemeri com a 5ª "C"
na ida foi tudo calmo mas na volta foi a maior baderna o Tiago como sempore foi o 1º a bagunçar e todo mundo foi bagunça tambem e gostei de ter ido la ate 2ª feira tchau!!!

Anônimo disse...

Estes passeios de estudos só vêm acrescentar. Quanto conhecimento nossos alunos adquirem. Bjoss!!! Rosi ( Auxiliar de direção).

Anônimo disse...

oi profª o museu do sambaqui foi muito show aprendemos sobre os sambaquianos e suas tecnologias e como faziam seus adereços colares etc
tambem aprendemos que eles eram enterrados pintados e em posiçao fetal e por isso eram encontrados quase sempre com os ossos pintados
valeu profª e ve se meda ponto + valeu xau
aluno:everton david de souza silva
serie:5 turma "C"
escola:M.CAIC Profº "mariano Costa"

Anônimo disse...

oi eu fui e adorei tenho pena de qm nao foi la tava muito legal
foi a maior baderna como na sala
o sora nao fui contigo mas msm assim foi show
xau

Anônimo disse...

a sora esse anonimo e meu everton davi de souza silva 5 c
xau

Anônimo disse...

sora adorei seu blog tem muitas coisas interessante fala sobre direitos e sobre o sambaqui.
bjos

Anônimo disse...

sora voce tem criatividade parabens adorei seu blog tem muitas coisas enteressates sobre direitos e sobre os sambaquis!!!

Anônimo disse...

sora vc é inteligente d + meus parabéns você merece seu blog é muito legal fala sobre sambaquis os direito dos idosos e etc...
beijos!!!

Anônimo disse...

SORA ADOREI TUDO OS SAMBAQUIS OS DIREITOS DOS IDOSOS TUDO VOCÊ É MUITO INTELIGENTE VOCÊ É D +
BEIJOS!!!!!!!RR

Anônimo disse...

Achei muito interessante pois tive a oportunidade de conhecer mais um museu de nossa cidade e também desfrutar de bons e divertidos momentos com meus amigos e com vc.



aluno:Matheus Ramthun Pohl
série:5ºC
escola:CAIC Profº Mariano Costa

Anônimo disse...

Sempre uma satisfação encontrar novidades em seu blog e saber que outras pessoas compartilham informações e experiências. Espero que seu blog proporcione frequentemente conhecimentos.

A propósito, há uma bela biblioteca digital, desenvolvida em software livre, mas que
está prestes a ser desativada por falta de acessos.
Imaginem um lugar onde você pode gratuitamente:
· Ver as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci ;
· Escutar músicas em MP3 de alta qualidade;
· Ler obras de Machado de Assis Ou a Divina Comédia;
· Ter acesso às melhores historinhas infantis e vídeos da TV
ESCOLA
. e muito mais...

Esse lugar existe!

O Ministério da Educação disponibiliza tudo isso,basta acessar o site:

www.dominiopublico.gov.br[2]

Só de literatura portuguesa são 732 obras!
Estamos em vias de perder tudo isso, pois vão desativar o projeto
por desuso, já que o número de acesso é muito pequeno. Vamos tentar reverter esta situação, divulgando e incentivando amigos, parentes e conhecidos, a utilizarem essa fantástica ferramenta de disseminação da
cultura e do gosto pela leitura.

Divulgue para o máximo de pessoas!

Um abraço a todos. Grabriel

Anônimo disse...

Olá!

Apenas para informar corretamente o endereço da biblioteca digital, desenvolvida em software livre, é:

www.dominiopublico.gov.br

É um portal de acesso livre.

Encontra-se músicas, obras literárias, Shakespare em português, Vídeo Paulo Freire, poesias, literatura infantil, hinos, etc.

Estamos em vias de perder tudo isso, pois vão desativar o projeto
por desuso.

Consulte este site e divulgue a todos.

Vale a pena consultar.

Abraços,

Gabriel

Anônimo disse...

Profª,o passeio foi muito divertido ainda mais com a sora junto.
Pude saber mais sobre os sambaquianos,e seus modos de vida,e diversas coisas.
Apesar de fazermos muita bagunça foi muito divertido.
Muitas BJKS.

Anônimo disse...

Realmente a Profª Mariza, para além de formar alunos, forma pessoas, ajudando quem merece em tudo o que pode! Ela muitas vezes de si. É sem dúvida um exemplo que muitos alunos deveriam seguir! É pena esta disciplina ter-se vindo a transformar num bicho de sete cabeças[rsrs] para a maior parte dos alunos, pois, como muitas vezes já vêm com "minhocas na cabeça", a aprendizagem e o ensino parece que se dificultam por isso mesmo.Queria deixar aqui o meu eterno agradecimento a Prof. Mariza pelas excelentes explicações e conselhos...Alias adorei seu blog, conteúdo obvio e claro de muito proveito a sociedade.Com informações muitas vezes a diz respeito aos jovens "que se dizem desenformados" ,taa ai uma forma de informação..Adoreios temas abordados...Gostaria também de parabenizar o meu ex colega de classe Kelvin ...E meus parabéns a vc Prof. sucesso!!!

Bjinhos Shelly!
EED Dr. Jorge Lacerda
1º ano 7

Anônimo disse...

Blog nota 10000 continue assim!!!




bjao
du seu keridinhu aluno


will:1º 2

Anônimo disse...

Vamos sempre reconhecer a importancia do uso da camisinha a final de contas prevenção é tudo. Aluna Thaís geovana 1ano4 Escola Jorge Lacerda.

Unknown disse...

Oi professora Mariza eu sou o Dhiego do 1ano4 do joege lacerda...
Eu queria parabenizar a professora novamente pelo ótimo trabalho que estais fazendo.É um trabalho que pouca gente faz e que orgulha muitos de seus alunos.
BEIJÃO

Aluno:Dhiego Deivis Serino

Série:1ano4

Escola:jorge lacerda