13 de jun. de 2008

O Birolho ( Pedro Bandeira)

Eu usava óculos, e o Adilson me pôs o apelido de Birolho.
O Adilson era o mais experiente da classe , sabia tudo das coisas.(...)
Prova de Geografia! e dali a uma semana ! Como é que eu ia fazer? Como decorar em poucos dias todos aqueles nomes afluentes das margens esquerda e direita de tantos rios, se eu nem sabia direito o que era afluente?
Eu estava perdido e me queixei do problema como Adilson.
- Fácil , Birolho. É só colar na prova! Olha só! você pega um pedaço de papel, uma tirinha, e escreve, com letra bem pequena, tudo o que pode cair na prova. Mas letra bem pequena, heim? Daí , no dia da prova , é só tirar o papelzinho do bolso e espiar as respostas quando a dona Zulmira não estiver olhando. (....)
E tratei de preparar a tal cola muito bem preparada.(...) fiquei seis dias sem brincar de mocinho e bandido, sem ler gibi, perdi duas boas peladas de futebol-(...)
Tudo , tudinho mesmo, estava anotado ali, sem faltar nada(...)
Escondi a cola muito bem enrolada e lá fui para escola,confiante no destino.(...)
Bom,a primeira pergunta era fácil demais eu nem precisei da cola.
A segunda era ainda mais bico e eu fui respondendo na hora.
A terceira era os afluentes da margem esquerda e minha mão deslizava pelo papel sem que precisasse nem pensar. Que prova fácil!
Aguardei feliz e confiante.(...)
A minha prova recebeu o mais delicioso DEZ deste mundo!
O único DEZ da classe! Eu sorri,sentindo-me o maior , enquanto o Adilson recebia sua nota quatro.
- O Birolho teve dez porque colou!(...)
Os olhos de dona Zulmira lentamente saíram da direção do Adilson e cravaram -se em mim.
-Quero ver a cola.
Pela primeira vez naquele dia , o papelzinho enrolado saía do meu bolso e era estendido para a professora.(...)
- Eu fiz essa cola sim ,dona Zulmira. Levei a semana inteira fazendo. Mas juro que fiz toda a prova sem tocar nela...
-Muito bem. então vamos ver:
Quais são os principais afluentes da margem direita do Rio Amazonas?
- Javari, Juruá, Purus, Madeira, Tapajós e Xingu.
- E da margem esquerda?
- Içá, Japurá,Negro,Trombetas, Paru e Jari.
Com mais duas perguntas, dona Zulmira pareceu satisfeita
e decidiu:
- Muito bem,você não fez uma cola. Estudou fazendo resumo. Sua nota continua valendo.
(...), os óculos já não estavam tão embaçados , e deu para ver que o vermelho tinha saído da minha cara coloria agora a cara do Adilson...

( 5 ª série da Prof. Mara)

Nenhum comentário: