10 de dez. de 2007

A importância da leitura

Planejamento
Atividade para 8ª série
Objetivo: Descobrir a importância da leitura em nossa vida e como objeto de mudança social.

Duração 3 aulas
Conteúdo: 1ª etapa – ver o vídeo A lei agora é leitura, após fazer uma tempestade de idéias e em dupla registrar no blog suas opiniões.
Logo após, iremos produzir. Lançarei as seguintes perguntasL(Pequena introdução)
Ler é um prazer? Nós achamos que sim. E há muitas pessoas que acham. Você conhece algum projeto que tenha como objetivo dar as pessoas oportunidade de acesso aos livros, ou mostrar a leitura como opção de lazer? Ou ainda, você sabe de alguém que seja “rato de biblioteca”, isto é, alguém que lê muito, que está sempre na biblioteca procurando novos livros? E você gosta de ler? Qual é a sua experiência com livros e leitura?
Escolher um desses enfoques relacionados á leitura e escreva uma reportagem sobre ele. Pesquise em seu bairro ou cidade, faça entrevistas, fotografe e forme a sua opinião a respeito do assunto escolhido.
Tópicos para a reportagem:
1)Procurar informações em jornais e revista. Reúna textos que tratem do assunto e, se possível, faça entrevista com pessoas que trabalham com leitura,que gostam de ler e que estejam envolvidas com algum projetos cuja único objetos seja proporcionar o prazer da leitura.Entreviste também crianças e jovens pergunte sobre sua experiência com leitura e peça a opinião delas sobre essa atividade.
2)Organize o material obtido e escreva a reportagem, procurando transmitir junto com as informações o seu ponto de vista sobre o assunto, assim como o dos entrevistados.
3)Procure estabelecer conexões entre o assunto principal e assunto paralelos, por meios de citações, reprodução de trechos de entrevista, , estatísticas, fotografias, etc.
4)Escreva em linguagem objetiva e direta e empregue a variedade patrão da língua.
5)Tenha em mente o leitor de sua reportagem - colegas de suas classe e de outras, professores e familiares.
6)Planeje o aspecto visual da reportagem, isto é, como será a distribuição dos textos, das fotos, etc. Lembre-se que as fotos devem ser acompanhadas de legendas. Dê á reportagem um título que atraia a atenção do leitor e, ao mesmo tempo, seja o anúncio do assunto. Se julgar necessário, crie também um subtítulo.
7)Monte a reportagem e faça uma revisão cuidadosa. Avalie sua reportagem. Modifique o que for necessário.
Última etapa registrar tudo no blog e exposições .
Avaliação; Pela participação da turma.
Mariza Schiochet

10 comentários:

Anônimo disse...

Professora Mariza,mesmo depois de ter acabado as aulas não me esqueci da senhora.Continue sempre transmitindo a sabedoria para seus alunos,e sendo sempre esse doce que a senhora é,fiz esse comentário para a senhora não esquecer de mim,que Deus lhe abençõe. De sua querida aluna Gabriela Gusmão da 6ªA.

Unknown disse...

eu achei muito interessante o que você falou sobre a importancia da leitura gostei de todos mas o mais
legal foi a leitura
nome:robson rodrigues
serie: 6ªA

Anônimo disse...

eh otimo saber q enquanto existe gente como a professora Mariza a leitura sera valorizada pelos alunos q são dela, hoje em dia, e pelos alunos q jah foram dela, como eu.
Continue levando o saber a todos os seus alunos, para q o saber se cultive a cada geração.
eu quero q tuh entenda q teu trabalho eh um dos mais belos trabalhos existentes.

Continue assim professora,
eu me orgulho de ter sido seu aluno

Luis Ricardo

Unknown disse...

Maria Gabriela Souza da Silva
EEB "Dr. Jorge Lacerda"
Joinville -SC
8ª série 2


Eu sei o valor da leitura... eu sempre gostei de ler e por isso tenho um vocabulário recheado...
Uma época eu vivi grudada como chiclete no computador e não li mais nenhum livro... Um tempo depois eu senti a falta, pois dúvidas que eu achava banais passaram a ser as MINHAS dúvidas...

MariaCaieira disse...

Professora Mariza, adorei tudo do seu Blogger,principalmente as coisas sobre Joinville,e da " A importância da Leitura" e os poemas que os alunos fizeram sobre Joinville.
Isabel 5ªE

Unknown disse...

Franciellen Barbosa
EEB DR.Jorge Lacerda
joinville-sc
1ªano 02

Joinville, não tem nem oq dizer, simplismente minha cidade, minha história, momentos maravilhosos passei aqui em Joinville ao lado de amigos e familiares.Gosto de minha cidade , pelo fato, de ser uma cidade aconchegante, aonde proporciona alguns lugares de lazer e pontos históricos para se visitar.A caso algum dia chegar a me mudar de joinville, terei o maior orgulho de dizer:morrei em joinville, aquela cidade é maravilhosa, porém à violência.Concluindo professora Mariza, amei as mensagens que a senhora postou no seu blog...

Antony mezzari disse...

The prophecy. AND 10 He adores The schoolteacher From the high advice about to min , I adore as you she catches at the foot on this account sei than it is to she than it is to the one my aright. JoInViLlE * Joinville pra min AND my I dream on this account the one to more flavor of doing this one herein than it is to AND play ball. Now to strawberry with the meus uncles than it is to tao administering greater backing sao 10. I know the value from the milk. I always is fond of of reading AND that's why I have um vocabulary lining. A época I lived grudada as a chiclete at the computer and in the I read more neither book. Um amount of time afterward I felt the lack of , on this account doubtfulnesses than I do he found banal they underwent the one being the my doubtfulnesses.

Antony mezzari disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Antony Mezzari disse...

Joinville pra min 10.
Voçe professora e 10.
Adoro essa cidade apesar do pouco tempo que estou aqui.
Aqui esta meu sonho que e um dia poder brilhar no futebol.
Mais apesar de tudo adorei conhecer essa cidade, aprendi a gosta de coisas que nao me conformava mais assim esto feliz fazendo os outros felizes, e tentando traduzir a minha felizidade, e o amor que sinto pela cidade.
Aqui fiz novos amigos,to tentando demostra o meu melhor pra todo mundo, apesar as vezer ultrapassar meu limites tento ser uma pessoa boa, um dia vou more quero more e que as pessoas falam bem de min, nao fique falando que bom que foi.
concluindo a vida e pra viver e ser feliz ..complentamente nao to mais se deus quizer um dia vo esta la com ele pois la sei que vo ser muito feliz...
Demostra um poco do meu carinho em uma poesia pra professora
A verdadeira felicidade está dentro de você,as vezes fica lá inquieta é quando parecemos triste.

Triteza não existe;o que existe é a estatica da felicidade.

Por isso...não deixe a felicidade estatica no seu coração.

Mas o que fazer para que ela não fique parada?!!

O primeiro motivo que se tem para ser feliz é a vida!

Há algo mais bonito,mas supreendente e divino que a vida?!

Viva e seja feliz!


Pedras no Caminho



As pedras no meu caminho
nem todas tratei igual.
Umas afastei com carinho
para voltar à vida normal.

Outras, com desatino, chutei.
No momento, não me lembrei
que iria me machucar,
mas pude delas me livrar.

Outras renhi com confiança,
ficando-me na lembrança
os passos que precisei dar
para o caminho retomar.

Após cada pedra movida,
a sensação é de bem-estar.
Mas fica o medo de encontrar
Adiante outra pedra temida.

Ass: Antony Alfredo Mezzari*


beijos professora adoro voçe...

Anônimo disse...

projeto que tenham como objetivo dar as pessoas oportunidades de acesso aos livros?????