16 de out. de 2007

IMERSOS NA TECNOLOGIA - MAIS ESPERTOS

(...) Hoje é natural que crianças dediquem boa parte do dia aos games. Eles formam a primeira geração mergulhada integralmente na tecnologia. O aprendizado sobre o mundo, a comunicação com os amigos e a lição de casa dependem do computador. Namoros feitos e desmanchados através de mensagens eletrônicas. As tribos se entendem e se aproximam através dos blogs. O celular virou acessório indispensável. Não se concebe mais diversão sem TV, DVD, videogame.
Diante desse quadro, é natural que muitos pais fiquem apreensivos. Embora ajude nos estudos , a internet também abriga montanhas de lixo e pornografia. Os videogames vêm causando uma revolução no entretenimento e já movimenta tanto dinhero quanto a bilheteria de Hollywood, mas ,aos olhos paternos , jogá-los parece uma atividade inútil . Da mesma forma que assistir aos programas de TV soa como puro desperdício de tempo. Coloca-se assim um dilema . Ao mesmo tempo em que sentem satisfação em prover seus filhos das últimas novidades tecnológicas garantindo-lhes um lugar ao admirável mundo novo, os pais se questionam se não estão criando adultos despreparados para os desafios da vida. Como avaliar as reais conseqüências do impacto da tecnologia na atual geração de crianças e jovens? A respeito disso uma boa notícia : uma série de estudos recente avalia esse impacto como altamente positivo.
Não se discute que os livros são insubstituíveis na transmissão de conhecimento e que é importante cultivar o hábito da leitura nas crianças desde cedo. Mas , para muitos pesquisadores , à luz da psicologia e da neurociência , os computadores, videogames, certos programas de TV e filmes de hoje, usados ou vistos na dose certa proporcionam á moçada um outro tipo de aprendizado: eles ensinam a selecionar e processar informações , a exercitar a lógica e a deduzir, em suma , a raciocinar

Okky de Souza; Rosana Zakabi. Veja. 11 jan.2006. p..67-68

4 comentários:

Anônimo disse...

Nós achamos muito interessante o que você falou sobre o vírus do HIV, que somente o homem pega o HIV, e,de quatro homens que têm o HIV duas mulheres também têm o HIV.
Por isso, nós achamos tudo isso interessante.
NOMES:Guilherme Mateus de Lima e Mateus Vinicios.
série:6ªA
ESCOLA:Anna Maria Harger
cidade:Joinville.

Unknown disse...

eu achei muito interessante o que você falou sobre o vírus do HIV, que somente o homem pega o HIV, e,de quatro homens que têm o HIV duas mulheres também têm o HIV.
adorei seu blog vc esta de perabéns
série=7°1
nome=jucilene nascimento alvez
escola=jorge lacerda

Unknown disse...

Maria gabriela Souza da Silva
EEB "Dr. Jorge Lacerda"
Joinville -SC
8ª série 2


É... o texto realmente é muito interessante... vale à pena parar um pouquinho para lê-lo...

Unknown disse...

Resumo falando