21 de jul. de 2022

Praça do Coreto , lugar de alegria e artesanato ( Penha ,Santa Catarina )



 " Erguia-se  para nova manhã, docemente viva.  E sua felicidade era pura pura  como o reflexo do sol na água."  Clarice Lispector

Existe um local para chegar e sair com lanchas de passeio e outros esportes náuticos.

Banhadas pelo mar, belas pousadas , gastronomia de primeira linha , um PUB  acolhedor , parquinho para  as crianças .  Estamos na Praça do Coreto , Em Penha SC. 

O coreto ainda encontramos nas cidades interioranas ,  eram  importantes até década de 1960. .
O coreto nas praças guarda ainda uma  ar de romantismo , pois antigamente as praças era o ponto central de eventos  para o povo . A arquitetura era base circular , elevado de alvenaria e com cobertura . 

A função principal era levar o entretenimento, comunicados, arte, reivindicações. 

Em Penha  a  Praça do Coreto tem uma visão exuberante que somente a natureza pode nos proporcionar.



Passar na Praça do Coreto é sentir o doce hálito de  vida familiar, a Feira de Artesanato  é  motivo para conversar com os feirantes e sentir o valor da vida, alegria e amizade.  Temos a artesã que faz crochês com fios feitos pelos familiares, o senhor Valmor que é a alegria da feira , os entalhes de madeira, banquinhos e outras peças ficam espalhadas pela praça , dando a  ideia que são parte da Praça do Coreto,  conhecido como senhor Alegria . Temos  também  exemplo de vida , o senhor  Gilmar que faz carrinhos, cofres e outras peças , ele é cadeirante , sem as pernas e uns toquinhos de dedos , mas nada disso impede de fazer arte com classe e muito amor, sempre contado boas histórias , creio que poderia ser chamado senhor  Superação ,  passamos para a arte em PVC abajures, arandelas tudo com muito cuidado para sempre inovar.  bijuterias e pedras também fazem um colorido ao local.



" O artesão é o alquimista da arte... ele cria  à partir de vivências , de sentimentos!  Ele Transforma . ele sente... mas acima de tudo  ele vive intensamente ... tem prazer no que faz. Compartilhar sua arte e vê-la reconhecida  não tem preço."


          Senhor Valmor, senhor Gilmar sempre animados  na Praça do Coreto 
                    A minha  cachorrinha Nia sempre é paparicada pelas crianças  

 A Nia sendo a cachorrinha -propaganda das casinhas de cachorro do senhor  Valmor 

Os artesãos  dedicada um pouco de sua vida e tempo  para você.  Feito peça por peça cada uma com  gotas de esperança e criatividade.  Abençoados os que espalham artesanato. 



Créditos das fotos Valdecir Schiochet

Nenhum comentário: