Encontro com o escritor Júlio Emilio Braz com seus leitores alunos do EBB Dr. Jorge Lacerda
Este projeto tem o objetivo de intensificar a formação de leitores críticos. Aproximar o escritor ao leitor.
Justificativa A função da escola e propiciar ao aluno caminhos para que aprenda de forma consciente. O ato de ler como forma de transformação.
Pré- requisito
Leitura de uma obra do escritor (Júlio Emílio Braz)
Você precisa de
Material para anotação
Material para confecção do trabalho da lembrança para o escritor

Como fazer
1- Formem grupos de 3 ou 4 alunos
2- Escolher o presente e justificar o porquê de dar aquele presente.
3- Confeccionar ou comprar algo simbólico que faça o escritor lembrar de Joinville e de seus leitores joinvilenses.
4- Registrar como foi o encontro com o escritor (positivos e negativos se ocorreu) data do encontro durante o dia 7 de abril de 2009 , na Feira do Livro em Joinville
5- Conclusão pela exposição oral e escrita
Alunas Daniela monteiro
Jéssica Bernardes Bento
Jean Augusto Wilke Ricken
2 ªano do Ensino Médio 01
O que fizemos
Um porta-retrato com duas chuteiras e uma bola de futebol com o símbolo de Joinville.Para que ele sempre possa lembrar de Joinville.
O dia da entrega
Quem levou até a feira do livro o presente foi a aluna Jéssica, primeiro ela deixou o presente com o segurança mas,encontrou a prof .Mariza que fez ela entregar pessoalmente o presente. .Para a Jéssica parece ser um homem muito inteligente e educado pelo pouco tempo que falou com o escritor. Falou que iria abrir todos os presentes em casa com carinho. O presente foi entregue às 19horas no dia 7 de abril na praça Nereu Ramos , local da realização da feira do Livro – antes da palestra dele.

Alunas~Dayane Sabino da Silva
Kelly Cristina Sardanha
Maria Jandira
No dia 07 de abril, fomos até a praça Nereu Ramos ás 19 horas para entregar para o escritor e palestrante Júlio Emílio Braz.
Compramos um chaveiro para que ele nunca esqueça de Joinville e nem dos que lêem suas obras.
Não encontrando o escritor entregamos para a organizadora Suely Brandão.
Alunas: Bruna, Gustavo, Katherine, Maria Eugênia, Samantha, Tainara
Demos de presente um quadro com a foto do pórtico de Joinville e uma toalha de rosto bordada com o nome dele.
Alunos:Andrey João, Valmor, Diogo, Jéferson, Douglas B, Ronaldo , Aroldo
O presente foi um porta- retrato para que ele colocasse uma foto de nossa cidade.
Nosso objetivo é que ele nunca esqueça da nossa cidade e principalmente do nosso time o JEC
O nosso presente foi entregue no dia 07 de abrill ás 19 horas.
Alunas:Amanda, Ariane, Débora, Jusssara
A Feira do livro tem como o objetivo nos oferecer mais conhecimento é para todas as idades , fazendo melhorar a leitura o aprendizado e o interesse pelos livros. Se você não tem o costume da leitura e passa pela feira e acha interessante acaba envolvendo-se no mundo da leitura.
A lembrança de Joinville para o escritor foi um porta- retrato e um cartão, onde ele poderá registrar como esse dia foi marcante para nós.

A Feira do livro nos ofereceu a palestra com o escritor ´conhecemos melhor ele e vimos seus livros.
Alunas~ Dayane, Jéssica, Jean, Thayse, Ana
Nós presenteamos com um porta-caneta e um porta-clips, pois ele é escritor e o presente será útil
Presente foi entregue dia 7 de abril pela aluna Jéssica Bernardes que foi até a feira e entregou por nós.
Série 2 ano 02
Resolveram fazer dois grupos
Grupo 1
Aline R, Simone, Jéssica M
William V, Luciano, Luan, Josemara, Franciele, Anderson,
Fizemos um quadro contendo uma mensagem trilhas da vida. Tiramos fotos que foram coladas em Cd e mais um porta- retrato com a foto de todos do grupo- no quadro estava escrito o nome da escola, ano, série cidade.
Infelizmente apenas somente duas pessoas estavam disponíveis para entregar o presente : Simone e Aline.
Ao chegarmos no local encontramos a prof. Mariza e ele não havia chegado, após muita espera ficamos sabendo que ele ainda estava no hotel, então pedimos para a Beatriz( uma das organizadoras) se podíamos acompanhá-la até o hotel e assim fomos . Ao chegar tiramos fotos e ajudamos a trazer alguns livros até a Feira .
vimos e sentimos que ele é uma pessoa muito simples, simpático e de muito carisma.adoramos ter essa oportunidade , pois se tornará inesquecível para nós, não esquecendo a feira estava muito boa, organizada e sendo muito privilegiada com a presença de Júlio Emílio Braz. .
P.s As fotos enviamos por cd para a Prof,
Grupo 2
O objeto escolhido pelo grupo foi uma camiseta estampada com a foto dos integrantes,e seus nomes e o nome da escolas.decidimos presenteá-lo com a camiseta , pois é uma forma de lembrança dos alunos dessa escola e assim incentivar o escritor.
Foi uma experiência bem interessante, pois visitando a feira , nós tivemos a oportunidade de conhecermos melhor o escritor e presenteá-lo.
No início ficamos com um pouco de vergonha de entregar o presente – não conhecíamos o escritor( somente as obras) não sabíamos o que falar, porém encontramos a prof .que nos orientou como chegar até ele.
O escritor é uma pessoa muito simples, simpáticoe nos deixou bem á vontade para falarmos e perguntarmos.
Nós pensávamos que ir á Feira seria uma experiência chata, mas foi ao contrário achamos tudo interessante e nos incentiva a cada vez mais a ler.
Enfim, está visita foi algo bastante prazeroso e importante para nós, por meio dela pudemos ver que a leitura é essencial para a nossa cultura. E vimos vários livros com assunto que nos foi de grande valia.
2 ano 03
Alunos : Marco, Renato, Gerson
Entregar um livro para o escritor é um privilégio para poucos, é uma emoção indescritível- seria um marco para a nossa vida, incentivando a escrita e principalmente a leitura.
Muito obrigada prof. Por essa iniciativa á leitura que é fundamental para nós.Ler também é um exercício. .. Leia!
Alunas Karine, Lucas, Jossinara, Rodrigo
Ao criar esse trabalho tivemos em mente a idéia de fazer algo simbólico e ao mesmo tempo divertido. Criamos um calendário com uma foto de nossa equipe para que o caro escritor, pudesse lembrar desse momento junto com essa lembrança enviamos um cartão e um pacote de chocolate- simbolizando a Páscoa. Foi gratificante e ao mesmo tempo constrangedor, pois não fomos bem recebidos e percebemos como é péssimo a educação das pessoas-infelizmente não tivemos contato com o escritor. Esperamos que ele tenha gostado da lembrança.
Priscila, Vanessa, Joicy, Franciele, Luan
Nós decidimos dar uma caneta e um cartão para ele lembrar de nós e de Joinville.
A entrega do presente foi feita no dia 07 de abril - entregamos pessoalmente e, conversamos ele agradeceu.E não tiramos fotos.
Lethicia M, Tais, Lucas L, Jean
Nosso presente foi um CD contendo os pontos turísticos de Joinville e com imagens da escola e nossas.
Alunos:
Bruno, Schwartszeneger, Mayara
Resolvemos dar esse presente e um cartão que não é muita coisa , só para ele lembrar de nós .
Entregamos o presente para ele , não diretamente pois não conseguimos vê-lo. Foi um presente simples, mas foi dado com muito carinho e amor.
A Feira foi muito interessante passamos conhecer mais os livros e descobrimos que a leitura é muito importante para nossa vida.
Letícia, Maristela, Carla, Francine, Rafael
Nosso presente foi um chaveiro com o desenho de Joinville( rua das Palmeiras) .Cada vez que olhar vai lembrar de nós.Entregamos para ele e falamos que era um trabalho da escola, agradeceu e fomos embora.
2 ano 204
Karolin, Jenifer, Vandhianara, Geisa
A lembrança que fizemos foi o tipo de uma carta- rolo- só que havia muitas cartas, desenhos, mensagens sobre Joinville, mensagens para ele, poemas, versos....
Ele poderá guardar para o resto de sua vida e quando ler vai poder refletir sobre aquilo que escrevemos e vai lembrar de nossa cidade por causa dos desenhos e das histórias que fizemos.
Aluna Gabriela, Thamara, Fabiane, Jaqueline
UM cartão com fotos nossa..Ele foi muito simpático e aparentou meio perdido com tantos presentes. Nos agradeceu muito e falou que estava muito feliz por estar em nossa cidade.
Elaine, Mayara, Gustavo
Nós fizemos uma carta-rolo, onde havia a história e as características de Joinville. Fizemos também um CD com o Hino de Joinville e adicionamos fotos dos pontos turísticos de Joinville.
E por último um ovo de chocolate , pois o chocolate é uma das melhores coisas da vida.
Infelizmente , não conseguimos falar com o Júlio pessoalmente e dar a lembrança. Entregamos para uma das organizadoras. Ela foi muito atenciosa e nos recebeu muito bem. Foi uma experiência muito boa.,
Tatiana, Amanda, Danielle, Helena
No dia 07/04 fomos entregar a lembrança ao escritor, chegando lá ele não estava entregamos a um Segurança que estava aguardando em um caixa para entregar tudo ao escritor.
Demos uma volta pela feira do Livro, olhando, pois o dinheiro era pouco. Às 19h 30min quando iria começar a palestra vimos o escritor e a professora ficou insistindo para nós irmos até elel.Depois de muita coragem e deixar a timidez de lado fomos e falamos um oi! E que estudávamos no Jorge Lacerda nos apresentamos e ele foi muito gentil. .
O presente foi uma bicicleta com uma cestinha de flores( artesanato) Joinville é a cidade das flores e das bicicletas, para toda vez que vê a bicicleta com as flores lembrar de nossa cidade de Joinville.
2ª ano 07 (Turma que recebeu a visita do escritor )
Alexandre Bianchi e Alan Silva
Estávamos com grande dificuldade em elaborar para presentar , então resolvemos dar um cartão postal com a imagem da Rua das Palmeiras.
O presente foi entregue com um dia de antecedência no período da tarde para a organização da Feira do Livro, pois foi o único tempo disponível para ir a feira.
Tendo a presença do escritor em nossa escola foi muito bom, percebendo a presença dele mesmo e não de um personagem. Despertou em nós o espírito de reflexão é muito carismático com seu público e demonstrou interesse na opinião e pensamento do jovem.
Foi verdadeiro e não esnobe.
Priscila Silva e Talita Fernandes
Fizemos um cartão com imagens de Joinville ( colagem)Para lembrar dos alunos e de Joinville
Nós adoramos a visita do escritor , pois foi muito bom ter a presença dele em nossa escola.
Ele é um escritor muito especial. A frase que ficou foi “ O marido da mulher é o trabalho” – Júlio Emilio Braz
Suelen e Lisiane
Fizemos um cartão com uma flor pintada para mostrar que Joinville é conhecida como cidade das flores. Foi um cartão simples com dedicatória simples, mas de coração.O nome da lembrança foi Joinville, cidade das flores.
Entregar o para o escritor foi um pouco frustrante para nós- não conseguimos conversar com o escritor.
Letícia, Jéssica, Thamires, Laiane, Bruna Renata C.
2 ano 07
Nós elaboramos um cartão com fotos dos pontos turísticos de Joinville e uma mensagem bem bonita sobre otimismo.. resolvemos presentear com o cartão , pois gostaríamos que ele voltasse a Joinville e ficasse claro, que nós o admiramos sua força de vontade, sua fome de justiça de querer um futuro melhor para aqueles que necessitam.
A visita em nossa escola foi um momento único e será guardado em nossa memória.
Lembranças. Ele é muito espontâneo, divertido,querido..Ele nos cativou com seu jeito de ver a vida .
Renata V., Sandro, Camila, Bruna M, Najara 2ª 07
Primeiro nós discutimos em nosso grupo e decidimos pesquisar na internet todo o conteúdo. Estávamos meio sem saber o que dar a ele, foi quando tivemos a idéia de presenteá-lo com um simples papel, mas que ali continha a mais bela homenagem para um turista e acima de tudo uma pessoa especial que nem o escritor. Hino de Joinville e uma foto de Joinville..
Foi uma experiência inusitada! Nunca neste mundo pensamos em ter a possibilidade de ter um escritor tão perto de nós em nossa sala de aula( Foi o máximo)
O Júlio cativa os jovens em apenas alguns minutos de conversa ou melhor ele é uma pessoa adulta , mas com mente jovem.
Que Deus continue abençoando para que ele possa escrever sempre.